30/10/2017 às 09h42min - Atualizada em 30/10/2017 às 09h42min

Programa Território Sustentável apoia realização de Caminhada em defesa do Meio Ambiente

O evento foi realizado em Santarém, uma das mais importantes cidades da Amazônia no ponto de vista econômico e geográfico.

Por: Martha Costa
Fotos: Martha Costa

SANTARÉM - Santarém, a segunda cidade mais importante no ponto de vista econômico e geográfico no estado do Pará e de lá que diariamente milhares de pessoas se deslocam seja por terra, pelo ar ou mesmo pelos rios, que na verdade é o principal meio de transporte da região e é lá que a 22 anos uma Organização Não Governamental, o Grupo de Defesa da Amazônia (GDA) realiza uma caminhada de mais de 40 quilômetros pelo litoral da cidade saindo da Praia do Maracanã até a Praia de Alter do Chão.

Este ano o evento foi realizado nos dias 21 e 22 de outubro com 100 participantes, pessoas vindas de várias partes do país e que dedicaram um pouco do seu tempo para retirar os resíduos sólidos deixados por visitantes e banhistas e também para conhecer as belezas naturais do Rio Tapajós. “Eu venho todo ano a Santarém e sempre quis fazer algo pelo meio ambiente então resolvi participar eu conheço Alter do Chão e agora vou conhecer as outras praias”, frisou o empresário de Uberlândia (MG), Ricardo Gino.

A coordenadora do GDA, Valéria Bentes, lamentou a situação da maioria das praias percorridas durante a Caminhada Ecológica, evento que busca o reconhecimento no calendário oficial de eventos do município. “A gente continua com o mesmo problema e este ano acredito que bateu recorde pela quantidade de lixo, principalmente na praia do Juá, e a gente não conseguiu limpar tudo por conta do tempo e só resta agradecer aos participantes porque eles vieram dispostos a contribuir com o meio ambiente, bem como o Territórios Sustentáveis que também fortaleceu essa luta”.

O Programa Territórios Sustentáveis é uma iniciativa da Agenda pública, Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) e Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e visa promover o desenvolvimento territorial sustentável com apoio financeiro da Mineração Rio do Norte. Quer saber mais sobre o programa acesse nosso site www.territoriossustentaveis.com.br ou baixe nosso aplicativo http://applink.com.br/app.pts disponível também no Google play.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp