23/10/2017 às 20h04min - Atualizada em 23/10/2017 às 20h04min

Circuito Cultural Trombetas realiza em Óbidos oficina de prática vocal

Ações fazem parte da parceria entre a coordenação do projeto e a Prefeitura Municipal de Óbidos.

Por: Érique Figueirêdo – ASCOM/PMO
Fotos: Mauro Pantoja e Odirlei Santos – ASCOM/PMO

ÓBIDOS - O aperfeiçoamento de técnicas de canto, por meio da oficina de prática vocal reuniu 60 pessoas durante uma semana de aulas ministradas no auditório do Palácio José Veríssimo (Casa da Cultura) em Óbidos, no oeste do Pará. A oficina promovida pelo Circuito Cultural Trombetas, foi coordenada pelo multi-instrumentalistas e professor de música Léo Dias, de Belo Horizonte (MG).

A capacitação reuniu músicos experientes e iniciantes, alunos da escola de música Manoel Rodrigues, profissionais da educação e amantes da arte de cantar, que receberam instruções de como realizar exercícios de alongamento corporal para ajudar no desenvolvimento do canto e na afinação, técnicas de respiração intercostal e uso do diafragma, e técnicas de vocalize e afinação. O conteúdo da oficina foi voltado para o repasse de exercícios que devem ser praticados com frequência por quem utiliza a voz para o canto.

Para o jovem Bruno Figueiredo, as instruções repassadas durante a oficina serão muito úteis para a sua evolução como cantor. “A gente aprendeu muita coisa essa semana, algumas coisas que nós já sabíamos e aprimoramos ainda mais, que sem dúvidas serão fundamentais pro fortalecimento da nossa voz. Nossa concepção de técnica vocal agora é bem mais ampla e isso vai me ajudar muito”, disse o estudante que participa de grupos de música.

A oficina é a quarta ação de formação na área musical realizada pelo Circuito Cultural Trombetas com o apoio da Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. A parceria entre o governo municipal e o circuito tem incentivado a formação e qualificação dos músicos locais.

“Eu fiquei muito impressionado com a capacidade musical que os obidenses têm, isso pra gente que trabalha com educação musical, que trabalha com as políticas públicas voltadas para a cultura, a gente fica super feliz de ver resultados como o que alcançamos em Óbidos nessa última semana. As coisas aconteceram com facilidade pela capacidade e vocação que eles têm para a música”, ressaltou o coordenador da oficina, Léo Dias.

Na última sexta-feira (20), os alunos apresentaram em praça pública durante a realização do Festival de Música Obidense (Femob), a mostra final da oficina com a formação de um coral que emocionou o público durante a interpretação das músicas como: Haleluia, Nascente, Mulher Rendeira e Casa de Farinha.

“Quando a gente consegue proporcionar uma oficina como essa por meio dessa parceria da secretaria de cultura com o projeto circuito cultural e vê crianças, jovens e adultos envolvidos é tudo muito gratificante para nós, e o que nós vimos com essa oficina de prática vocal é de encher os olhos, é de emocionar a gente. Vamos continuar fortalecendo essa parceria para que novas oficinas possam ser realizadas aqui”, disse Luiz Carlos Queiroz, secretário de cultura e turismo de Óbidos.

O projeto

O Circuito Cultural Trombetas tem como objetivo a valorização e a difusão do patrimônio cultural e imaterial, com atuação nas cidades de Oriximiná, Faro, Santarém, Óbidos e Terra Santa.

Realizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (Minc), o Circuito Cultural tem suas ações organizadas na região pela empresa C2A Produções Culturais, com patrocínio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e Mineração Rio do Norte (MRN).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp