21/10/2017 às 16h51min - Atualizada em 21/10/2017 às 16h51min

XIII festival de música obidense mantém a força e tradição em arranjos e composições

Matéria do Blg Fivelando
Por: Márcio Rubens
Fotos - Márcio Rubens - Femob - Óbidos - PA

ÓBIDOS - XIII FEMOB, Festival de Música Obidense – que iniciou na última quinta-feira 19 de outubro, com a primeira eliminatória em que 12 músicas foram apresentadas ao público e ao quadro de jurados e que teve a segunda eliminatória na noite desta sexta-feira 20 de outubro com a apresentação de mais 12 músicas, sendo que uma foi desclassificada por não apresentar intérprete – está na linha de muitos festivais que já foram realizados no município e que mantém o alto nível de composições, arranjos e interpretações que tiram o fôlego dos apreciadores da boa música inédita.

Os festivaleiros, novos e também os já veteranos se esforçam para levar ao público composições de elevado padrão e que acompanhados da excelente banda base proporcionam os recursos necessários para uma ótima apresentação para um público que conhecemos bem, é bastante exigente.

Dentro desse olhar entendemos que as 12 músicas classificadas para a grande final estão de acordo com o padrão de excelência que o FEMOB exige ao longo dos 13 anos de sua execução já que trazem consigo estilos, argumentos, arranjos, ritmos os mais variados em que a definição de Festival se consolida com propriedade, pois de acordo com o dicionário Aurélio Festival significa Grande Festa e para ser uma grande festa deve ser direcionada para o povo e não deve ser realizado em um espaço restrito.

Se considerarmos os festivais que são realizados mundo afora, todos foram direcionados para o povo. Citemos alguns: O Festival de Woodstock; Rocking The Daisies, na África do Sul entre lagos e Montanhas; Amsterdã Music Festival, com os maiores Djs do mundo. No Brasil, temos: ROCK IN RIO; BOTUCANTO; FEMUPO, em Baueri; 43º FESTIVAL NACIONAL MPB DE ILHA SOLTEIRA SP, etc… Não é questão de comparar, a intenção é valorizar mesmo.

Portanto, há uma tradição em fazer o Festival obidense para o Povo em que atualmente estavam sendo realizados na Praça do Sesquicentenário o que garantia o pleno espaço e acesso aos obidenses e público em geral. Já este ano, o Festival ganhou um ar restrito por ter sido espremido em pleno estacionamento da Praça do Ó, o que é lamentável, em virtude de que o FEMOB nunca foi, não é, e esperamos que nunca seja uma atração exclusiva para os frequentadores da Praça do Ó.

Em meio ao exposto, fixemos o olhar na Banda Base, nos Intérpretes e autores das músicas do FEMOB que independentemente aos detalhes da estrutura do Festival, vieram e estão fazendo a Festa para o Povo, e que hoje pela qualidade das músicas classificadas para a grande final, teremos sem sombra de dúvidas, uma noite memorável para a História da Música em Óbidos e temos certeza que a melhor opção para o início da noite deste sábado 21 de outubro de 2017 é aproveitarmos a Grande Final do XIII FEMOB, Festival de Música Obidense.

Conheça o Blog Fivelando acesse: www.fivelando.com.br


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp