07/10/2017 às 11h32min - Atualizada em 07/10/2017 às 11h32min

Fiscalização Ambiental de Óbidos Apreendeu carne quelônios da espécie tartaruga e ovos de tracajá em embarcação indo para Manaus AM

Por: Eury Silva e Rafaela Aquino
Foto: SEMA - Óbidos

ÓBIDOS - Em operação de fiscalização contra transporte de animais silvestre da flora e fauna brasileira e consumo ilegal de carne de animais, que está na lista de espécies brasileiras ameaçadas de extinção, agentes de fiscalização do meio ambiente de Óbidos apreendeu 7 quelônios e ovos da espécie tartaruga da Amazônia, e 23 ovos da espécie tracajá, em uma embarcação que tinha como destino a cidade de Manaus no estado ao Amazonas, na sexta-feira 06.

A operação de fiscalização foi deflagrada após agentes ambientais receberam uma ligação anônima com a denúncia que havia quelônios abatidos em uma embarcação com destino a Manaus AM.

Após vistorias dos agentes na área da câmera frigorifica da embarcação foi encontrado 7 quelônios da espécie tartarugas esquartejada, já sem casco e 351 ovos da mesma espécie e 23 ovos da espécie tracajá. O produtos estava armazenado dentro da barriga de um carneiros abatidos. Talvez o método seria para confundir e disfarçar os agentes no caso de uma inspeção. Isso evidência que os responsáveis tem plena consciência que estão agindo em desacordo com a lei.

Os infratores e responsáveis pela carne da espécie e dos ovos irão   responder civil e criminalmente, serão multados pelo transporte de animal protegido sem autorização do Ibama, que é uma infração ambiental de acordo com o decreto 6.514 de 2008 (Dispõe sobre as infrações e sanções administrativas ao meio ambiente, estabelece o processo administrativo federal para apuração destas infrações, e dá outras providências.)

O Secretário de Meio Ambiente Nildo, informou ao Portal Obidense, que as fiscalizações serão intensificadas e direcionadas ao tráfico de quelônios no município de Óbidos.

Esta é a segunda apreensão que os agente da SEMA, Óbidos, fazem neste semana. Vale lembrar que os mesmo tem o apoio da maioria da população e que a lei deverá ser cumprida. As duas apreensões foram frutos de denúncias de pessoas que ainda se importam com a preservação da espécie ameaçada de extinção. A ação dos agente é para coibir tal ação, todos estão de parabéns.  

O produto apreendido após feitos os altos e procedimentos de prova criminal será doado a uma instituição sem fins lucrativos e de ação social em Óbidos, o Portal Obidense foi convidado a registrar o momento da entrega do material.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp