05/10/2017 às 17h24min - Atualizada em 05/10/2017 às 17h24min

Campanha Consumidor Consciente, de iniciativa privada, orienta o consumidor em Óbidos.

A campanha, dá orientação aos usuários de postos de combustível, sobre o cumprimento das normas de segurança o que pode e não pode, baseado na ABNT e NBR

Por: Elialdo Júnior
Foto: Elialdo Júnior

ÓBIDOS - O grupo de empresas de combustível Bom Jesus, Bandeira Branca e Balsa Lea deu início à Campanha Consumidor Consciente. Uma iniciativa que visa garantir maior segurança ao cliente e funcionários dos postos de gasolina.

A ideia da campanha surgiu a partir da iniciativa de segurança aplicada em várias cidades espalhadas pelo país. Nas capitais e cidades grandes, principalmente, essas medidas são aplicadas há vários anos como forma de evitar assaltos, acidentes com as bombas de combustível e outras formas que possam colocar em risco a segurança de todos.

"A ideia de realizar nossa Campanha surgiu através de iniciativas já desenvolvidas em outras cidades, como capitais, em medida segurança dos usuários e funcionários de postos de combustível. No início, a ação desagradou parte dos usuários que tiveram dificuldade em entender a importância da campanha. Hoje, nossos clientes são mais conscientes quanto a essas medidas de segurança." Informa Bruno Canto, Gerente.

"É importante alertar nossos usuários e funcionários, pois já tivemos conhecimento de acidentes em postos de gasolina. A maioria dos casos ocorre por falta de orientações." Ressalta Bruno.

 Este é o terceiro mês da campanha que teve seu início desde o mês de janeiro de 2017.

A Campanha alerta para alguns casos que devem ser evitados.

- É proibido fumar próximo ou nas dependências dos postos de combustível.

Isso ocorre porque durante o abastecimento os gases que são liberados (que são duas vezes mais pesados que o ar) ficam concentrados num raio de mais ou menos 7,5 metros da bomba e podem explodir quando em contato até mesmo com faíscas.

- Desligar o celular nos postos.

Estudos mostram que o celular ligado não oferece risco de explosão quando próximo ao abastecimento. Mas, é sabido que há a liberação de gases inflamáveis próximo às bombas. E para evitar faíscas provocadas pelo fatos do atrito do celular ao retirar do bolso é recomendável desligar o aparelho para evitar maiores danos.

- Desligar o motor na hora de abastecer.

O propulsor em funcionamento gera energia que também pode gerar um tipo de fonte de ignição podendo causar uma explosão. Evitar entrar e sair do veículo durante o abastecimento e mesmo num carro a diesel não pode ser esquecido que a bomba de gasolina fica ao lado.

- Retirar o capacete ao chegar no posto de combustível.

O simples fato de retirar o capacete já demonstra que a pessoa é um cidadão de bem e aumenta a sensação de segurança tanto para você e para o frentista. Há diversos casos de roubos com uso de arma de fogo por motoqueiros portando capacetes. Essa é uma forma de proporcionar uma sensação de segurança.

- Descer da moto ao abastecer.

Esse simples fato evita que o cliente evite inalar os gases tóxicos. Além disso, existe o risco de o líquido derramar sobre o condutor podendo causar danos a saúde.

- Proibido vender combustível em garrafas Pets.

Já está em vigor desde o ano de 2008 a norma técnica da ABNT NBR 15.594-1 que proíbe a venda de combustível em garrafas pet. A desobediência da área norma pode gerar multa e até o fechamento do estabelecimento. Isso serve também como forma de evitar que a mesma garrafa usada para abastecer volte para residências e vendas de alimentos, muito comum, para armazenamento de sucos, açaí e água.

São dicas de segurança que podem e devem ser seguidas por todos, principalmente para quem trabalha ou adquiri produtos inflamáveis


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp