01/09/2017 às 14h19min - Atualizada em 01/09/2017 às 14h19min

Prefeitura de Óbidos firma convênio com a Santa Casa para ampliar os serviços de saúde à população

Governo e a entidade filantrópica assinaram o segundo contratado de prestação de serviço em oito meses.

Por: Érique Figueirêdo – ASCOM/PMO
Foto: Mauro Pantoja – ASCOM/PMO

ÓBIDOS - Os atendimentos ofertados pela rede municipal de saúde de Óbidos, no oeste do Pará, terão um salto de qualidade significativo nas próximas semanas. Um convênio assinado entre o governo Municipal, por meio do Fundo Municipal de Saúde e a Associação de Caridade Santa Casa de Misericórdia, garantirá assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O convênio tem por finalidade a concretização da parceria entre o Poder Público Municipal e a Santa Casa de Misericórdia, visando o atendimento médico ambulatorial e hospitalar com internação, assistência médica, serviços auxiliares, entre outros que estejam inclusos nos serviços considerados de baixa e média complexidade.

O convênio aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde (CME), é da ordem de R$ 118 mil por mês, no período de 12 meses, e será financiado pelo Fundo Municipal de Saúde de Óbidos. Nos últimos oito meses este é o segundo contrato de prestação de serviço celebrado entre a prefeitura e a entidade.  

“Esse contrato permitirá um pouco mais de recursos para a Santa Casa permitindo que essa entidade consiga disponibilizar pra população um atendimento de qualidade, um atendimento mais humano dentro daquilo que o SUS prega”, enfatizou o prefeito de Óbidos, Chico Alfaia durante a assinatura do contrato.

O acordo que tem como objetivo qualificar os serviços ofertados pela rede municipal de saúde e a Santa Casa de Misericórdia, contou com o apoio da Diocese de Óbidos e a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, entidade filantrópica que atua em todo o país na gestão de unidades hospitalares.

“Tanto a Santa Casa quanto a gestão pública de saúde tentam a cada dia qualificar ainda mais os atendimentos mas enfrentam dificuldades, nesse sentido, resolvemos unir as forças para que juntos consigamos em larga escala melhorar esses atendimentos à população, possibilitando uma saúde de qualidade para os obidenses”, disse Alfaia.

O presidente do hospital, Frei Joel Souza, afirmou que o convênio trará grandes benefícios para a entidade

, que agora tem o status de filantrópica. O frade lembrou ainda a importância da ajuda das entidades públicas e privadas no projeto reestruturação da Santa Casa. “Essa ajuda nos trará um novo fôlego para continuarmos na árdua missão de tocar o nosso hospital. A prefeitura tem sido uma das grandes parcerias e a assinatura desse contrato é uma prova clara disso. A Santa Casa já presta serviços na área de saúde para os obidenses a quase cem anos, e é chegada a hora de nos unirmos para melhorarmos cada vez mais os nossos serviços”, falou.

Ampliação

Em obras a mais de dois anos, o hospital ampliará o número de leitos e serviços com a conclusão da construção de um novo pavilhão. Até o final de 2017 a entidade passará a realizar exames de Raio-X, Mamografia e Ultrassom.

Regionalização

A proposta do governo do Estado é tornar a Santa Casa de Óbidos um dos três mini hospitais regionais da região oeste. As negociações para que a proposta seja concretizada estão avançadas entre a direção, prefeitura e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA).

Com a medida o hospital passará a ser referência em quatro especialidades médicas. Além destas, a proposta do projeto de regionalização é encaminhar equipes médicas periodicamente para ofertar atendimentos em outras áreas da medicina.

Até o mês de outubro uma equipe da SESPA deve retornar a Óbidos para dar continuidade ao processo de regionalização. A nova fase consiste na realização de fiscalização das instalações do hospital.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp