30/08/2017 às 18h29min - Atualizada em 30/08/2017 às 18h29min

Em Óbidos no Pará, escolas começam os ensaios para o desfile de 7 de setembro nas ruas da cidade.

Uma cena que se repete todos os anos neste período. Crianças, jovens e adultos fazem os últimos ensaios para o tradicional desfile da Semana da Pátria.

Por: Elialdo Junior
Fotos: Elialdo Junior

ÓBIDOS - Na cidade de Óbidos, Oeste do Estado, entre o contraste das ruas de terra firme com as poucas de asfalto, os pés buscam o sincronismo para representar bem o orgulho à Pátria.

A Semana da Pátria acontece em torno do dia 7 de setembro, data em que se comemora oficialmente a Independência do Brasil.

Em uma versão romântica da história, este fato é apresentado como um ato heroico de D. Pedro I. Quando estava às margens do riacho Ipiranga, no estado de São Paulo, recebeu uma correspondência de D. João VI, seu pai e rei de Portugal, o qual exigia submissão ao Reino Português. Nesse momento, D. Pedro teria gritado as famosas palavras “independência ou morte!”, passando a ser o imperador do Brasil, aclamado e coroado, no final deste ano.

Click AQUI e veja a programação em Óbidos

A Independência, no entanto, foi mais burocrática do que heroica. Para ser reconhecido como país independente, o Brasil precisava do reconhecimento oficial das outras nações. Para isso, mediante acordos comerciais extremamente desfavoráveis ao nosso jovem país, a Inglaterra usou seu exército de mercenários e seu prestígio internacional para garantir a independência. Além disso, nosso governo pagou a indenização de dois milhões de libras esterlinas a Portugal. O reconhecimento veio, finalmente, em 1825.

Até nos dias de hoje é feita essa honraria em alusão à Independência do Brasil, estudantes de todo o país ensaiam para fazer os passos sincronizarem com os toques da Banda Marcial.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.3%
22.3%
10.1%
1.7%
0%
0%
15.3%
1.7%
0.6%
33.8%
1.7%
3.8%
4.6%
2.0%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp