30/08/2017 às 13h25min - Atualizada em 30/08/2017 às 13h25min

Defensoria Publica realizou nesta quarta-feira (30), o primeiro dia do Balcão de Direitos em Óbidos Pará.

Até as 09h aproximadamente 1.200 fichas de atendimento já tinham sido distribuídas. Muita gente procurou os serviços que é um direito do cidadão, uma longa fila se formou.

Por: Rafaela Aquino
Foto - Rafaela Aquino

ÓBIDOS – Óbidos recebeu nesta quarta-feira (30) a ação “Balcão de Direitos” da Defensoria Pública do Estado do Pará, em parceria com o Ministério Público do Trabalho e a Polícia Civil.

A ação está promovendo atendimento judicial e extrajudicial, emissão de 2ª via dos seguintes documentos:

Certidões de nascimento;

Certidão casamento;

Certidão de Óbito;

Carteiras de Identidade;

Exames de DNA e Hepatite.

O balcão de Direitos ficará em Óbidos até quinta-feira (31), portanto serão dois dias de atendimento à população.

A necessidade de serviços básicos é tão grande e pouco priorizada pelo governo federal, que mesmo na terça-feira (29) um dia antes de iniciar os atendimentos, já tinha gente aguardando sua vez. Segundo os usuários que chegou lá as 18hs do dia anterior já tinham pessoas na fila, sendo que o atendimento começou hoje, quarta as 8hs da manhã.

O serviços mais procurados pela população Obidense foi a segunda via da carteira de Indenidade e o Exame de DNA, que identifica a paternidade, para esses serviços 60mn depois de iniciar o atendimento mais de 300 fichas já tinham sido entregue para esses procedimentos.

A coordenadora da ação, Raida Trindade, antropóloga e acompanhante do Balcão, falou sobre a importância da garantia desses documentos básicos para a população.

“Sabemos da dificuldade que o cidadão do interior tem quando se procura os órgãos competentes para emissão de documentos, principalmente quando se trata de segunda via, e uma pessoa sem documentação é impossível garantir acesso a serviços e direitos, como educação e saúde. É uma documentação básica para qualquer cidadão.”  Informou a coordenadora da ação.

Os atendimentos se estendem até quinta-feira (31), e estão sendo realizadas no Campus da UFOPA na Avenida Prefeito Nelson Souza, próximo à Escola Irmã Firmina.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp