28/08/2017 às 17h52min - Atualizada em 28/08/2017 às 17h52min

O tema na seção da Câmara de vereadores de Óbidos nesta segunda foi o incêndio nas toras de madeira da SEMA e do IBAMA

Por: Walmir Ferreira
Foto: Portal Obidense

ÓBIDOS - A indagação e os questionamentos foi sobre o tempo que as toras de madeiras estavam no pátio do terreno próximo ao antigo matadouro de Óbidos e a tristeza da perca na reversão de beneficiamento para ajudar milhares de familias da região de várzea e terra firme, como também recuperação de pontes e reforma de escolas e casas

Na sessão da Câmara municipal de Óbidos desta segunda-feira (28), Rosinaldo Cardoso do PEN-51 fez referência ao tema.

“Os centenas de metros cúbicos de madeira que foram perdidos poderiam atender as demandas de várias comunidades com construção e reformas de pontes, além de reformas de escolas nas regiões de várzea do município.” Disse o Legislador.

Outros Edis criticaram duramente a ação, que por enquanto, está sendo tratada como criminosa. Nivaldo Aquino sugeriu que os Vereadores aprovassem uma Nota de Repúdio ao IBAMA por conta da burocracia para a destinação da madeira apreendida.

Outro Legislador também criticou a demora para o beneficiamento das toras.

“Essa burocracia só atrapalha e prejudica a destinação da madeira. Essas toras poderiam suprir a necessidade básica de muitas famílias e comunidades, não seria a solução, porém seria uma ajuda aos que pouco ou nada possuem.” Disse Valdecy Milagre.

A Câmara cobra providências e uma investigação para identificar os autores do incêndio criminoso que destruiu vários metros cúbicos de madeira que poderiam beneficiar as reformas de escolas, pontes e residências.

Leia também: Incêndio em toras de madeiras

O incêndio destruiu uma grande quantidade de toras de madeira que estavam alojadas no terreno próximo ao matadouro municipal, região periférica às proximidades da margem do rio Amazonas, cidade de Óbidos, Oeste do Estado.

Segundo informações, não oficiais, o incêndio teve início no começo da tarde do último domingo, 27 de agosto, após dois homens atearem fogo na mata próximo ao local onde a madeira estava alocada.

O fogo propagou rapidamente por conta do mato seco e dos fortes ventos que espalhavam as chamas em direção às toras. Autoridades municipais estiveram no local e observaram o incêndio que acabou destruindo grande parte da madeira que havia sido apreendida pelo IBAMA há muito tempo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp