24/08/2017 às 18h50min - Atualizada em 24/08/2017 às 18h50min

Alunos do AEE (Atendimento Educacional Especializado), da Escola Valente do Couto participaram na quarta-feira (23) de atividades alusivas ao dia do Folclore.

Os alunos da Escola Manuel Valente do Couto irão apresentar a lenda “Negrinho do Laguinho” nesta sexta-feira (25) no festival do Folclore, de realização da Secretaria de Cultura de Óbidos, na praça da Cultura.

Por: Rafaela Aquino
Foto: Rafaela Aquino

ÓBIDOS - Dia (22) de agosto se comemora o dia do Folclore, durante a semana educadores da Escola Professor Manoel Valente do Couto trabalharam amplamente com seus alunos o tema Folclore, através de leitura e apresentações de lendas como:  A lenda do Guaraná e Lenda Negrinho do Laguinho.

Leita Também: Pelo dia do Folclore

Leita Também: Folclore Obidense

Ainda dentro da semana alusiva ao dia do Folclore as professoras da sala de Recursos Multifuncional, Maria Clara Figueira Printes e Rosemere Caldeira, do mesmo educandário, proporcionaram as crianças do AEE (Atendimento Educacional Especializado) momentos especiais alusivas ao dia do Folclore.

A atividade contou com: “Contação” de estorinhas, apresentação de personagens folclóricos utilizando um avental cheio de imagens de representantes do nosso folclore Brasileiro, vídeos educativos de lendas e mitos, confecção de boi bumbá e Mula sem Cabeça com materiais reciclados; músicas de roda, tudo com muita dedicação e carinho para o aprendizado das crianças do AEE.

Foi uma semana trabalhando com os alunos a importância do folclore, e o resgate de geração em geração para que nada seja esquecido.

Alunos da escola irão apresentar a "Lenda Negrinho do Laguinho" na sexta-feira (25) no Festival Folclórico na Praça da Cultura de Óbidos.

O folclore

Podemos chamar de folclore aquilo que é fantasia, invenção de um povo, onde são envolvidas suas tradições, costumes e lendas. São as manifestações populares que podem aparecer em festas, alimentos, remédios, crenças, superstições, danças, contos populares, provérbios, adivinhações, apelidos, artigos de artesanato, brincadeiras infantis, dentre várias outras.

 

Esses elementos folclóricos são transmitidos de pai para filho, de geração a geração, sem que se percam ao longo do tempo. Variam de região para região, de grupo social, de etnia. A palavra folclore é derivada das palavras “folk e lore”, que significam povo e conhecimento, respectivamente.

O surgimento da data (22 de agosto) se deu através do arqueólogo inglês William John Thoms, onde o mesmo resolveu fazer um estudo sobre as tradições e lendas do seu país, solicitando apoio a uma revista de Londres.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp