18/08/2017 às 15h45min - Atualizada em 18/08/2017 às 15h45min

Último final de semana da festividade de Santo Antônio padroeiro de Oriximiná. Márcio Garcia fala com Pe. Arilson.

A festa terá seu encerramento neste domingo (20) com a presença do Bispo Dom Bernardo, muitas atrações, leilões, serestas, e a chegada de visitantes além de 60 romeiros vindo a pé de Óbidos.

Por: Márcio Garcia
Fotos: Márcio Garcia

ORIXIMINÁ - A imagem imponente do Padroeiro Santo Antônio, no centro da Praça da comunidade de Santo Antônio, local onde é celebrada a missa em homenagem ao Santo divide espaço com a fé e cultura de um povo.

Sob a luz da lua a imagem recepciona os visitantes de outros Estados da Federação e até de outros países.

O Círio de Santo Antônio, quase centenário é tido como o maior Círio Fluvial Noturno do mundo. E para ganhar este rótulo a organização tenta manter o padrão de excelência sem perder a originalidade, dividindo espaço com a modernidade e tecnologia. Segundo a polícia Militar mais de 28 mil pessoas se fizeram presente.

A edição de 2017 contou novamente com a grandiosa ornamentação da balsa que conduz a imagem de Santo Antônio. Os fies aguardavam a imagem peregrina aos cânticos, no cais da cidade. No rio, luzes naturais e artificiais, clareavam as águas calmas do Rio Trombetas. No céu, a lua a iluminar e as barquinhas com seu brilho especial mostravam às embarcações o rumo a ser traçado.

Nosso correspondente Márcio Garcia falou com exclusividade com o Padre Arilson: “Durante uma quinzena nós nos reunimos,

como paróquia de Santo Antônio com as nossas 117 comunidades, para realizar este grande evento religioso que começou com este grande Círio fluvial, foi majestoso este ano, tivemos em torno de 18 mil barquinhas iluminando o rio Trombetas, todas as noite tivemos celebração eucarística, assim como no início, também no encerramento teremos a presença de nosso bispo Diocesano Dom Bernardo. Todas as noites missa na matriz e na praça eventos sociais, participação de empresários e pessoas de boa fé nos ajudando com oferendas e na parte organizacional, fazemos leilões e o valor arrecadado são revestido para os trabalhos de evangelização. No final de semana acontecerá o grande leilão de vales, isso acontece no sábado (19) portando amanhã. No domingo o encerramento, este ano teremos a vinda dos romeiros de Óbidos, já estão confirmado 60 que virão a pé. Queremos agradecer imensamente todas as pessoas que tem nos ajudado nessa parceria, as comunidades, as pastorais, os movimentos, os empresários, a prefeitura e mineração. Temos orgulho de dizer que este foi um dos melhores círio”.

No Círio milhares de barquinhas foram confeccionadas. Da aninga, raiz de uma planta aquática, se produz milhares delas. De repente o escuro rio se transforma num iluminado trecho de fé.

As dezenas de embarcações, pequenas, médias e grandes, se enfileiram atrás da balsa que conduz o Padroeiro. Enfeitadas e multicoloridas os barcos tiveram um momento a parte para seu show pirotécnico, com a queima de mais de 30 minutos de fogos de artifício. A procissão fluvial segue seu curso da água para a terra. Do rio para ganhar os braços do povo, nas ruas da cidade de Oriximiná.

Da Rua 24 de dezembro, centro comercial de Oriximiná a procissão seguiu pela Travessa José Gabriel Guerreiro, numa íngreme e desafiadora ladeira de pouco mais de cem metros até chegar à Praça de Santo Antônio. Muitos seguem a imagem, pelas enfeitadas e ornamentadas ruas da cidade e outros já o aguardam sentados ou a pé, na Praça que de pequena fica menor com a chegada de tantos visitantes, turistas e devotos, numa peregrinação de fé e respeito.

O Círio de Santo Antônio iniciou no domingo dia 06 de agosto e a festa será no dia 20. Duas semanas para prestigiar e conhecer um pouco mais da cultura religiosa de um povo que busca mesclar o tradicional com o moderno, sem deixar um substituir o outro e sempre valorizando sua cultura popular.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp