07/08/2017 às 15h23min - Atualizada em 07/08/2017 às 15h23min

Com 71 anos de história e fé. Católicos de Oriximiná, participaram do Círio de Santo Antônio, considerado o maior círio fluvial noturno do mundo.

Para: Portal Obidense
Por: Márcio Garcia

Foto: Divulgação

ORIXIMINÁ - Com muita luz, devoção e fé, o povo oriximinaenses celebrou no domingo (06) o Círio de Santo Antônio, que neste ano completou 71ª edição.

O tema proposto foi exatamente um dos pilares da existência do ser e continuidade da vida e da humanidade: “Com Santo Antônio, guardar e defender a vida e a família”

Mas antes de dar início ao Círio, aconteceu a transladação no dia 05, com a imagem de Santo Antônio percorrendo em procissão, por várias ruas da cidade, rua Barão do Rio Branco, Magalhães Barata, 15 de Novembro, Carlos Maria Teixeira até o cais do Porto, sendo conduzida pelo Navio Cidade de Oriximiná, até a comunidade de Santa Maria Goretti Aimim no lago do Sapucaia.

Enquanto o padroeiro seguia na transladação para voltar no domingo dia do Círio o povo se dirigiu para a frente da matriz, para o baile dos visitantes em uma recepção calorosa.

No domingo dia 06, a cidade despertou antes do raiar do Sol, era a Alvorada, para dar viva a Santo Antônio, e preparar para a tão iluminada recepção dando início ao Círio e a festividade que vai do dia 06 a 20 de agosto.

O Círio atraiu mais de 20 mil pessoas que assistiram a queima de fogos e viram um espetáculo de fé, fazendo as águas escuras do Trombetas se iluminarem com milhares barquinhas a vela.

Considerado o maior Círio Fluvial Noturno do Mundo, a cada ano vem atraindo pessoas de várias cidades do Brasil, que chegam ao município de Oriximiná, para participarem de momentos de muita fé, respeito e devoção o que para os moradores locais é um orgulho espiritual contagiante.

Com 71 anos de história, a festividade do santo padroeiro da cidade conhecida como a princesinha do trombetas, rio que banha o município e serve como senário e palco para o espetáculo da fé católica é reverenciado pelo cristão em momentos singulares da fé de um povo.

A organização tem todo o cuidado para inovar e ao mesmo tempo não fugir da tradição, fazendo com que as águas do trombetas se torne um rio de fé, que desagua esperança e paixão por servir e receber o visitante de vários lugares do Brasil.

    


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp