21/07/2017 às 18h34min - Atualizada em 21/07/2017 às 18h34min

Pecuária Sustentável é tema de intercâmbio entre pecuaristas de Oriximiná e Paragominas

Programa Territórios Sustentáveis estimula implantação de modelo que associa aumento de produtividade à utilização racional dos recursos naturais

Por: Martha Costa
Foto: Martha Costa

PARÁ - Desde o dia 18 de julho, pecuaristas de Oriximiná (PA) estão em Paragominas (PA) participando de um intercâmbio de Pecuária Sustentável (Pecuária Verde), modelo que concilia aumento da produtividade, recuperação de áreas degradadas e conservação da floresta. O evento é promovido pelo Territórios Sustentáveis, programa iniciado em 2015 com objetivo de estruturar um cenário de desenvolvimento autônomo e participativo em Oriximiná, Terra Santa e Faro, municípios do Oeste paraense. O programa é executado pela Agenda Pública, Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) e Instituto do Homem e Meio Ambiente (Imazon), com apoio da Mineração Rio do Norte (MRN).

As atividades de estímulo à Pecuária Sustentável começaram no mês de maio, com um diagnóstico que envolveu visitas a propriedades rurais em Oriximiná. “Apesar de termos grandes pecuaristas em volume de gado, Oriximiná pratica uma pecuária amadora, que não tem mais vez no mercado. A questão ambiental está cada vez mais apertando o pecuarista que, em função da baixa eficiência, precisa desmatar para manter aquela quantidade de rebanho que ele tem. Capacitá-los é a melhor forma de aumentar a eficiência para que possamos ter uma pecuária competitiva e condizente com o rebanho que temos”, enfatizou Alexandre Carvalho, secretário de Agricultura e Abastecimento de Oriximiná.

Um dos exemplos de sucesso compartilhados com os participantes do intercâmbio é o do pecuarista Mauro Lúcio Castro da Costa, de Paragominas (PA), que em 2011 decidiu acreditar na pecuária sustentável como vetor de aumento de produtividade e de rentabilidade em sua propriedade. O projeto deu tão certo que ele faz questão de incentivar a adesão de outros pecuaristas.

“Tenho paixão muito grande pela pecuária, fico chateado quando as pessoas a tratam como atividade fora da lei, que gera desmatamento, ou que gera trabalho escravo. Existe uma pecuária diferente disso tudo. Nós realmente conseguimos produzir bem e dar vida digna as pessoas”, ressaltou Mauro Lúcio, proprietário da Fazenda Marupiara, que já recebeu premiação nacional pela aposta na pecuária sustentável.

Entre os pecuaristas participantes do intercâmbio na Fazenda Marupiara está Luiz Silva de Souza, 76 anos, que mesmo com ampla experiência na criação do gado de corte veio disposto a conhecer a proposta. “Viemos buscar tecnologia para o desenvolvimento da pecuária em Oriximiná e constatamos que o projeto é sustentável. Isso é muito importante para a pecuária brasileira e para o meio ambiente, pois promove redução do desmatamento e triplica a produção de carne”, destacou o pecuarista, que pretende incentivar outros criadores para a Pecuária Verde.

O engenheiro ambiental Daniel Santos, consultor do Programa Territórios Sustentáveis que acompanha a iniciativa desde seu início, destacou a viabilidade da Pecuária Verde e as vantagens desse modelo para Oriximiná. “Garante o benefício ambiental, pois o aumento da eficiência da produção bovina requer uma área muito menor, o que afasta a pressão por mais desmatamento. Além disso, há o ganho econômico, já que a receita bruta gerada por esse aumento é muito significativa. Há também o ganho social, pois melhora a relação com a mão de obra que essa iniciativa requer para garantir o aumento da produção”, detalha.

A próxima etapa do intercâmbio de Pecuária Sustentável promovido pelo programa Territórios Sustentáveis acontecerá em Oriximiná no mês de setembro, com apresentação de um modelo para implantação da Pecuária Sustentável naquele município.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp