18/07/2017 às 20h32min - Atualizada em 18/07/2017 às 20h32min

Será implantado na cidade de Oriximiná a identificação Biométrica que será usada nas próximas eleições.

Por: Márcio Garcia
Fotos: Márcio Garcia

ORXIMINÁ – Já iniciou na cidade de Oriximiná, oeste do Pará, o sistema de identificação Biométrica, que se torna obrigatório para todos os eleitores a partir do momento que começa a ser implantado na cidade. Em breve esse sistema será único em todo o território nacional. Esse sistema já foi implantado em todas as capitais do Brasil e agora passa a ser feito em todos os municípios.

Nosso correspondente em Oriximiná, Marcio Garcia falou com o juiz eleitoral da cidade Dr. Vinicius Pedrassole: “Convido todos os oriximinaenses a virem fazer seu cadastro biométrico, não deixar para última hora, é obrigatório. Está sendo feito no cartório eleitoral na avenida barão de Rio Branco no Centro próximo ao banco do Brasil, das 08 às 13h. A Biometria é um método automático de reconhecimento individual baseado em medidas biológicas (anatômicas e fisiológicas). É atualmente bastante utilizado como base para sistemas de identificação. O uso de ferramentas biométricas proporciona aos sistemas de segurança total confiabilidade”.

MG -  Para que serve o recadastramento eleitoral biométrico?

Juiz - O recadastramento biométrico serve para identificar o eleitor por meio da impressão digital, habilitando-o para o voto após o seu reconhecimento. Para tanto, o eleitor deverá comparecer ao cartório aqui da cidade.

MG - Qual a vantagem desse novo sistema?

Juiz - A principal vantagem do sistema biométrico é a segurança, além da atualização do cadastro. Com a identificação biométrica não haverá a possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro, tornando assim ainda mais seguro o sistema de votação eletrônico.

MG - Quem está obrigado a comparecer ao recadastramento?

Juiz - Estão obrigados ao recadastramento todos os eleitores convocados ou não pela Zona Eleitoral que esteja executando esse procedimento, no período informado, inclusive aqueles cujo voto é facultativo e já possuem título (analfabetos, maiores de 16 e menores de 18 anos e os maiores de 70 anos de idade).

MG - O que acontece se eu não comparecer ao recadastramento?

Juiz - O título será cancelado e assim permanecerá até que o eleitor procure a Justiça Eleitoral para efetuar o seu recadastramento biométrico.

Documento necessário para recadastramento

 - Documento oficial de identificação que contenha foto e CPF

- Comprovante de residência recente

- Se for o 1º título eleitoral, necessita-se ainda do comprovante de quitação do serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos).

Para maiores informações (93) 3544-1656


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.3%
22.5%
10.2%
1.8%
0%
0%
15.2%
1.8%
0.6%
33.3%
1.8%
3.8%
4.7%
2.0%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp