18/07/2017 às 09h51min - Atualizada em 18/07/2017 às 09h51min

Programa Territórios Sustentáveis realiza intercâmbio com pecuaristas de Oriximiná

A proposta é realizar a implantação do projeto Pecuária Verde a partir das práticas sustentáveis, tanto do ponto de vista ambiental, como social e econômico

informações Jakeline Pereira e Daniel Santos
Por: Martha Costa
Fotos: Alex Fisberg

PARÁ - No período de 18 a 20 de julho, o Programa Territórios Sustentáveis, realiza em Paragominas, região sudeste do Pará, um intercâmbio com pecuaristas de Oriximiná, município localizado no Oeste do estado, visando à implantação do projeto Pecuária Verde. O intercâmbio tem por objetivo mostrar aos produtores de Oriximiná a realidade de fazendas que aumentaram sua produtividade, reduzindo áreas de uso, através de serviços de consultorias. 

O projeto teve início há dois meses quando com levantamento de dados para o diagnóstico da pecuária na região com visitas e entrevistas a dez propriedades rurais indicadas pelo Sindicato de produtores Rurais de Oriximiná. A segunda etapa do projeto é o intercâmbio, para conhecer a realidade das fazendas que já implantaram o projeto.

Dentro da Programação estão às visitas às propriedades Fazenda Marupiará e Joaima, onde serão apresentados dados quanto à produtividade ao longo dos anos (produção de arroba de boi/ha, custo para produção de cada arroba, tamanho da área utilizada pelo gado, número de funcionários, gastos gerais da fazenda, etc.). Dados quanto a inclusão no Projeto Pecuária Verde e as responsabilidades, como produtor. Panorama geral de como a fazenda mudou após treinamentos de boas práticas de manejo e pastagens e como a presença mensal de consultores afetou o dia a dia dos colaboradores.

A próxima etapa será a apresentação de um modelo de Pecuária Sustentável, a partir do diagnostico, intercâmbio e capacitação das propriedades selecionadas. 

O Intercâmbio faz parte do programa de ações estabelecidas pelo Programa Territórios Sustentáveis, que visa promover o desenvolvimento territorial sustentável em Oriximiná, Faro e Terra Santa. O Programa Territórios Sustentáveis tem a iniciativa da Agenda Pública, a Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) e o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), com parceria e apoio financeiro da Mineração Rio do Norte (MRN).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp