15/06/2017 às 16h31min - Atualizada em 15/06/2017 às 16h31min

Ex-secretário de Cultura de Oriximiná será homenageado no tradicional festival da Castanha do município.

Serão quatro dias de Festa, sendo que no sábado e domingo acontecerá o festival de danças juninas, com várias apresentações culturais das danças típicas do momento.

Por: Marcio Garcia
Fotos: Márcio Garcia

ORIXIMINÁ – Está tudo pronto para início do festival da Castanha que acontece nesta quinta-feira (15) em Oriximiná. O evento que completará a XXIII edição, é o mais importante do calendário cultural da cidade e acontecerá na principal praça do município que é a praça do Centenário.

Nosso correspondente Marcio Garcia falou com Adelson Corrêa que será o grande homenageado: “São muitas as alegrias, e ao

mesmo tempo saudades a nostalgia toma conta da gente em função daquilo que nós conseguimos desenvolver como política pública, de certa forma, essa homenagem não se direciona somente a mim, mas todo o grupo, a equipe que trabalhou conosco naquelas ocasiões, e todo o legado deixado, obras, memórias e serviços, fez parte de uma dinâmica de equipe. Essa homenagem também nos traz a alegria de termos vividos grandes momentos culturais de Oriximiná. A cultura é dinâmica como a própria vida, então ela não limita ninguém a partir do momento que vão incorporando novas leituras, novos apelos sociais elas acabam crescendo”.

Festival Juninos

Além do festival da Castanha que durará 2 dias, também acontecerá no domingo o festival junino da cidade, a praça está todo enfeitada para receber as danças típicas da ocasião.

A prefeitura que está organizando os dois eventos, trabalhou para melhorar a estrutura para receber o público nesses 4 dias de festa, com nova iluminação, som, pintura e decoração. Aumentou o efetivo de segurança para que as famílias e os brincantes possam se divertir com toda tranquilidade.

O secretário de Cultura Inácio Sergio falou ao Portal Obidense: “As festividades tem início hoje, com o festival da Castanha que vai até sexta e termina com o festival junino, sábado e domingo, então, serão 4 dias de muita festa, muita produção cultural e muita arte oriximinaense. Estamos abrindo o espaço para as danças quem vem do interior, zona rural da cidade... das comunidades tradicionais, estamos fazendo com muito carinho e convido as famílias de Oriximiná que venham prestigiar toda a produção cultural de nossa cidade, pois essa organização é feito para o cidade de Oriximiná”.

A intenção da secretaria de cultural é resgatar a cultura dos festivais e as quadras juninas que já estava um pouco esquecida, integrando a população rural com a urbana.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp