31/05/2017 às 13h31min - Atualizada em 31/05/2017 às 13h31min

Escola Santa Luiza na Comunidade Santa Luiza de Óbidos presta conta da aplicação do recurso recebido do PDDE.

Entre vários projetos e investimentos teve a aquisição de equipamentos usados diretamente na melhoria estrutural da instituição e processo de educação aos alunos.

Para: Portal Obidense
Por: Eury Silva
Foto: Portal Obidense

ÓBIDOS – Em reunião convocada pela direção da escola Santa Luiza, na comunidade Santa Luiza, localizada a 32km da sede do município de Óbidos na PA-439 que liga Óbidos, Oriximiná. Pais, alunos e direção escolar realizaram reunião na terça–feira,30, pautada, no calendário escolar, avalição do primeiro mês de aula, aquisição de material escolar e prestação de conta com conselhos.

Durante a reunião, o conselho escolar prestou conta do recurso que a escola recebe do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) do governo federal através do Ministério da Educação, no valor de 13.000, treze mil anualmente.

Durante a explicação dos gastos e investimentos, a presidente do conselho escolar, explanou que já foi realizado compras, de aparelho de DVD, caixa de som, material didático, ferramentas para portas e janelas da escola. E agora a escola adquiriu uma máquina de impressão, que vai ajudar no processo do desenvolvimento educacional dos alunos e na agilidade da atividades dos professores.

“O recurso PDDE o qual está sendo empregado totalmente para esses alunos. A Escola adquiriu com essa verba, nos últimos anos, TV, jogos educativos, enfim, vários equipamentos, além de materiais didáticos, para que os professores possam ministrar suas aulas fazendo uma relação entre teoria e prática e possibilitando, dessa forma, a interdisciplinaridade”. Disse a presidente do conselho escolar, Marcia Marialva.

Marcia informou ainda que será construída mais duas salas de aula e a perfuração de um novo poço para atender a escola, atualmente a escola atende, cento e sete alunos divididos nos turnos da manhã, tarde e noite.

O QUE É O PDDE?

O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) é um programa federal implantado, em 1995, pelo Ministério da Educação (MEC) e executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O PDDE é parte do conjunto de ações governamentais implementadas com o intuito de propiciar a elevação da qualidade do ensino e sua universalização, de modo que toda criança tenha acesso e possa permanecer em uma escola dotada de recursos  didático-pedagógicos e humanos bem preparados, com vistas à promoção da eqüidade de oportunidades educacionais, como meio de redução das desigualdades sociais e de consolidação da cidadania.

Há alguma condição para recebimento do recurso?

A condição para o recebimento do recurso é que as escolas das redes estadual e municipal, possuam até 50 alunos matriculados na Educação Básica, que possuam Unidade Executora Própria (UEx), com cadastro atualizado no FNDE e funcione em edificação própria da rede pública. Assim, ficam excluídas as escolas que funcionam em locais cedidos por instituições ou por particulares.

O valor devido a cada escola beneficiária é transferido, anualmente, em parcela única, de acordo com tabela progressiva definida em ato normativo do Conselho Deliberativo do FNDE, classificando as escolas em função do número de alunos atestado pelo censo escolar do ano anterior.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp