29/05/2017 às 11h09min - Atualizada em 29/05/2017 às 11h09min

A peculiaridade de viver na Amazônia no inverno ou verão

Publicação Original: fivelando.com.br
Por Márcio Rubens
Por Márcio Rubens

ÓBIDOS - Todos os anos o viver na Amazônia proporciona a muitas famílias a dinâmica do cotidiano que se traduz em uma vivência fora do comum, principalmente se comparada a vida de milhares de pessoas que vivem nos grandes centros urbanos, em virtude de que o amazônida tem uma maior aproximação da natureza.

Longe de ser a ideia excludente e preconceituosa do sul diante do nortista de que aqui as pessoas dão de encontro com jacarés e outros animais em meio às ruas, isso não procede, mas também procede e em São Paulo quando se viu em cadeia nacional certa emissora de TV noticiar que um jacaré buscava sobreviver fugindo do rio Tietê, totalmente degradado pela sociedade que vive no entorno, temos a certeza e não vemos esse “fuga” como algo louvável, mas sim um enorme problema socioambiental que de longa data degrada o meio ambiente e a relação homem/natureza.

Se lá que possui poucas áreas de floresta nativa ainda foi possível ver jacaré, imagine em cidades da Amazônia, mas aqui esse acontecimento de vermos jacarés nas vias públicas é raro em virtude de que há tanto espaço natural e ainda pouco degradado que os animais não fazem questão de conviver entre humanos e nem fogem para sobreviver eles preferem viver longe de nós.

Mas o que nos interessa mesmo tratar aqui é que o ambiente da Amazônia proporciona a Inter-relação com o ambiente próximo devido ao período de cheia e vazante dos rios, lagos e igarapés.

Para aqueles que não sabem que as estações do ano não são bem definidas no norte, tenha certeza aqui temos apenas os períodos de inverno e verão.

Justamente durante o inverno as cidades ribeirinhas veem o volume das águas subirem e invadirem as ruas e vias públicas e nesse vaivém das águas a vida da população muda significativamente de forma positiva e negativa.

De forma negativa podemos citar: o trafego de veículos modifica, o tráfego de pessoas modifica, alaga as ruas, as pessoas tem que andar em pontes, a água invade casas, empresas, implicando no fluxo de caixa e outros fluxos.

De forma positiva temos, a água aproxima as pessoas, pois, andar em pontes faz com que se cumprimentem, permite a inusitada visualização de aquários naturais em plena rua, permite a mudança no tipo de veículo que ao invés de estar na garagem, estaciona no porto, ponte ou parapeito das casas, proporciona o clima mais ameno principalmente nas áreas alagadas.

De certo que viver na Amazônia proporciona dois momentos na vida dos moradores de certas áreas que colaboram para a dinâmica dessas sociedades como algo que faz o indivíduo experimentar vivencias e situação totalmente contraditória e aquém da vida nos grandes centros urbano. Veja as imagens e se anda assim não for suficiente, venha nos visitar durante o verão e durante o inverno e perceba as minúcias e as especificidades de ser um amazônida.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp