12/05/2017 às 18h13min - Atualizada em 12/05/2017 às 18h13min

Coordenador de Vigilância Epidemiológica fala sobre o dia “D” da campanha de vacinação em Oriximiná.

Para Portal Obidense
Por: Marcio Garcia
Foto: Márcio Garcia

ÓRXIMINÁ - No sábado (13) acontecerá em Oriximiná, cidade que fica no oeste do Pará, a campanha de vacinação que acontece anualmente para combater a gripe. Nosso correspondente, repórter Márcio Garcia, foi até ao Centro de Vigilância Epidemiológica do município, e falou com o coordenador, enfermeiro Carlos Beta, que falou sobre a importância da ação e combate ao vírus da gripe para o município de Oriximiná.

“Anualmente é feita uma campanha de vacinação contra a gripe, em função das complicações e até casos de óbitos que podem ocorrer, naqueles grupos que tem maior riscos que são: Crianças, menores de 6 meses a 5 anos, idosos, gestantes, pessoas com doenças crônicas”.

Carlos Beta, falou que essa estratégia de fazer a campanha anualmente, reduziu bastante a doença nos últimos dez anos, principalmente as complicações por pneumonia e óbitos em idosos.

“A vacina é importante por que ela garante a proteção conforme mencionei. Então o dia “D” que será nesta sábado (13), é uma campanha nacional, é uma oportunidade para se vacinar o maior número de pessoas, no mesmo momento, isso faz com que você reduza o vírus circulado e o ideal é que nesse período, em nosso caso na nossa região até junho e julho essas pessoas recebam a vacina”.

O coordenador ainda informou que nesse dia “D” serão 16 postos de vacinação na ária da cidade, na ária rural, várias ações estão sendo programadas. Foi iniciado a ação no dia 15 de abril e em torno de 20% da meta já foi alcançada.

Click e veja também a campanha em Óbidos

Serão um total de 19 mil doses a serem aplicadas em todo o munícipio. Os 16 postos, funcionarão das 08h às 17hs. Não esquecer as carteiras de vacinação e sejam pessoas que estejam no grupo de risco. Fiquem atentas onde estarão os posto de vacinação:

- Hospital São Domingos Sávio;

- Posto de Saúde Antônio Mileo (SESPA);

- Escola Iracema Givone;

- Barracão do São Francisco;

- Escola Gabriel Guerreiro;

- Posto de Saúde Santa Luzia

- Barracão Nossa Senhora de Guadalupe;

- Igreja Pentecostal (B. do Pente);

- Posto de Saúde Dr. Lauro Correia (módulo);

- Posto de Saúde Santa Terezinha;

- Na Casai (atender a população indígena)

- Posto de Saúde Corino Guerreiro (C. Nova);

- Posto de Saúde Nossa Senhora das Graças;

- Barracão do São Pedro

- Escola Maria Pompeia;

- Escola Pácida de Brito

Porém quem não puder se vacinar, no sábado (13) poderá procurar o posto de saúde na segunda-feira que receberá a sua dose, mas o ideal é que amanhã a maioria consiga receber a vacina, pois quando antes melhor para a sua imunização.

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.4%
22.6%
10.1%
1.8%
0%
0%
15.5%
1.8%
0.6%
33.9%
1.5%
3.9%
3.9%
2.1%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp