11/05/2017 às 20h01min - Atualizada em 11/05/2017 às 20h01min

Semana Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Óbidos.

A programação começou na quarta-feira (10), conta com a participação de várias entidades: Poder Judiciário, Promotoria Pública, Conselho Tutelar, Secretaria de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Social, Polícia Militar, Diocese de Óbidos e Associação da Mulheres.

Para o Portal Obidense
Por: Eury Silva
Foto: Eury Silva

ÓBIDOS - Começou na quarta-feira (10) a programação da Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento iniciou com uma mesa redonda teve a participação de entidades governamentais e não governamentais. A iniciativa foi promovida pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e Associação das Mulheres de Óbidos.

A abertura aconteceu na Casa de Cultura, com uma  mesa redonda, contou com a participação dos órgãos que fazem parte da rede de proteção das crianças e adolescentes como: Poder Judiciário através da juíza, Celia Gadoti, Promotoria Pública na presença da promotora, Evely dos Santos, Paulo Castro, presidente do conselho tutelar, Ana Nilva, Secretaria de Educação, Izalina Alves, secretaria de desenvolvimento Social, Artur Vasconcelos, tenente da polícia Militar, Maria José Pinheiro, representada da Diocese de Óbidos.

O tema foi “Qual é o papel da sua entidade ou instituição na rede de proteção para enfretamento do abuso e exploração Infanto-juvenil?”.

Os órgãos fizeram uma explanação sobre a atuação de cada um, além de entidades, estiveram presentes, alunos e professores das escolas: Felipe Petroni, Raimundo Chaves, Irmã Firmina e São Francisco.

A campanha nacional de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, tem uma data específica, que é no dia 18 de maio, no decorre da semana será desempenhados várias ações voltadas a campanha, como palestras, seminários, caminhadas e ações de conscientizações voltada a defesa da criança e do adolescente. “Este ano iniciamos com a mesa redonda, trazendo todos os representantes de entidades que fazem parte da rede, para que expusessem qual e a ação da entidade quando se fala em abuso de exploração sexual contra crianças, e está ação foi o momento chave da abertura da campanha, e estamos buscando parcerias da sociedade, pois não é responsabilidade somente das entidades, mas sim da sociedade toda”. Disse Maria Zilda, presidente da Associação da Mulheres de Óbidos.

A campanha tem o objetivo de sensibilizar e orientar a população sobre o tema, buscando articular a relação entre Governo e sociedade civil. O abuso de crianças e adolescentes é crime previsto no Código Penal Brasileiro, punível com detenção. Caso haja conhecimento, cabe à sociedade denunciar às autoridades o delito.

A campanha Faça Bonito convida a sociedade para que junto com as autoridades, possamos garantir a segurança física e emocional de nossas crianças e adolescentes, assumindo a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra elas.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil foi criado e estabelecido no Brasil pela lei Lei nº 9.970.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp