07/11/2015 às 20h07min - Atualizada em 07/11/2015 às 20h07min

Alunos da rede municipal de ensino participam da IV Mostra Ambiental de Óbidos

Evento chamou a atenção para a necessidade de se preservar o meio ambiente e incentivou as praticas sustentáveis.

Da Redação

Fotos: Mauro Naian Gomes

ÓBIDOS – A criatividade aliada à sustentabilidade predominaram nos trabalhos apresentados pelos alunos da rede municipal de ensino durante a 4º edição da Mostra de Educação Ambiental de Óbidos. O evento que foi realizado na Praça da Cultura na noite de sexta-feira (6) pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), teve como tema "Desmatamento e água" e o lema "Educação Ambiental: Uma Prática possível'', um alerta para a população sobre a importância de se preservar o meio ambiente, mantendo o seu equilíbrio e despertando o interesse pela sustentabilidade.

Escolas de ensino fundamental da cidade e do interior apresentaram o resultado dos trabalhos realizados em projetos pedagógicos que tiveram como tema a reciclagem. “O projeto ele busca a sensibilização da comunidade para a conservação e preservação do nosso meio ambiente. Nós trabalhamos com intuito de colocar para as nossas crianças um ensino aprendizado na escola, voltado para a questão ambiental, formando cidadãos conscientes”, disse Hélide Mariany Ferreira, coordenadora do Departamento de Educação

Ambiental da SEMED.

Além da exposição dos trabalhos pedagógicos, os alunos realizaram o desfile ambiental. Cada escola apresentou um grupo de alunos trajando roupas confeccionadas a partir de materiais recicláveis, mostrando que os milhares de materiais despejados na natureza diariamente, podem ser reaproveitados, até mesmo para a confecção de vestimentas.

A programação contou ainda com a declamação de poesias com temas voltados para a preservação do meio ambiente, apresentação de peças teatrais e a participação do escritor, poeta e compositor Sérgio de Andrade e da banda da Escola de Música Manoel Rodrigues.

A preservação ambiental é um tema transversal que está garantido nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) da educação, por isso a Secretaria de Educação vem desenvolvendo com frequência nas escolas projetos que evidenciem o tema. “A intenção é que os nossos alunos conheçam a nossa realidade. Nós estamos conseguindo que as escolas comecem a desenvolver com mais frequência esse tema nas salas de aula, como uma atividade interdisciplinar. Hoje é a culminância de todo esses trabalhos desenvolvidos no ano de 2015”, enfatizou Hélide.

Os projetos sociais ligados a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), também participaram do evento, expondo os trabalhos que são confeccionados pelos jovens e crianças que recebem formação nos programas mantidos pela secretaria.  

Veja todas as foto clicando aqui


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp