06/11/2015 às 13h32min - Atualizada em 06/11/2015 às 13h32min

Óbidos intensifica campanha contra dengue no município e chama população ao combate

A campanha visa sensibilizar da população contra a proliferação do mosquito aedes aegypti.

Por: Martha Costa
Foto:divulgação

ÓBIDOS - Desde o dia 16 de outubro, sexta-feira, agentes da Vigilância em Saúde e da Coordenadoria de Combate a Endemias de Óbidos, órgão ligado a Secretaria Municipal de Saúde, realizam uma campanha de sensibilização e combate a Dengue, uma doença que em alguns casos mais complexos pode levar a morte. A campanha deste ano é desenvolvida tanto na área urbana quanto nas regiões de várzea e terra firme de Óbidos, município localizado na região do Baixo Amazonas e que fica distante a 1.100 quilômetros da Capital do Estado.

De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, enfermeira Marcelia Lima, o município de Óbidos registrou neste ano sete casos da doença, índice considerável baixo e que tem como principal aliado às ações desenvolvidas pelos agentes de endemias. “Nós demos início as nossas atividades de campanha no dia 16 de outubro e vamos encerrar a campanha no dia D, que será no dia 26 de novembro no Ginásio da Escola Municipal Dom Floriano, e graças a Deus o índice de dengue em Óbidos é muito baixo, tivemos uma média de 7 casos, e a gente pode falar que este é um resultado do trabalho desenvolvido pelas equipes de endemias”, falou a coordenadora.

A coordenadora enfatizou que a luta contra a dengue tem dado certo em Óbidos graças à conscientização da população no que diz respeito a exterminar os criadouros dos mosquitos.  “O nosso grande suporte é a participação da população porque a eliminação de criadouros nada mais é que você mesmo manter a higiene com a sua casa e não deixar a água parada no seu ambiente, e o nosso grande suporte é a população em si”, falou Marcelia.

A Campanha de Combate a Dengue tem em sua programação palestras nas Comunidades de Arapucú, Curumú, Cipoal, Liberdade, Igarapé Açú, Flexal. Na área urbana a programação iniciou no dia 16 de outubro com a divulgação da Campanha em todos os bairros. No dia 13 de novembro, será realizado o mutirão de limpeza na área do laguinho ao pé da Serra da Escama. No período de 16 a 20 de novembro serão realizadas palestras nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). No dia 20 de novembro, serão realizadas panfletagem em frente à orla de Óbidos. No dia 26 de novembro, Dia ‘D’ da Campanha, programação na quadra da Escola Dom Floriano com palestra, apresentação teatral, concurso de parodia e sorteio de brindes.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.3%
22.5%
10.2%
1.8%
0%
0%
15.2%
1.8%
0.6%
33.3%
1.8%
3.8%
4.7%
2.0%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp