15/04/2017 às 10h36min - Atualizada em 15/04/2017 às 10h36min

Presos vivendo em situação desumana, tentam fugir da delegacia em Oriximiná que está praticamente em ruinas.

Por: Marcio Garcia
Foto: Marcio Garcia

ORIXIMINÁ – Por volta das 02h:40mn deste sábado (15) polícia Militar deu apoio ao IPC Luís Augusto na DEPOL, onde, presos faziam rebelião em tentativa de fuga, mas as policiais Civil e Militar, agiram rapidamente e conseguiram conter as ações dos detentos que tentavam fazer fuga em massa.

O prédio onde funciona a delegacia já foi interditado por não ter condições mínimas de continuar colocando presos custodiados. Não tem como policias e agentes penitenciários dá Susipe, manterem a segurança, devido a isso, entra todo tipo de material, armas e drogas, mesmo com o trabalho de revista feito semanalmente, mas todas as vezes a polícia encontra material que os detentos recebem de terceiros.

Nosso correspondente em Oriximiná, Marcio Garcia, conseguiu falar com o IPC Luiz Augusto, que agiu rápido chamando reforços que impediu fuga na

madrugada. “Tivemos que agir rapidamente, pedindo auxilio a policia Militar que nos atendeu com a mesma eficiência de sempre, lá dentro encontramos vários tipos de objetos e material que os presos recebem de terceiros, como: Celulares, droga que vem dentro de caixa de fosforo, escondido em barras de sabão, objetos pontiagudos que servem para fazer arma branca, serra que eles usam para serrar as grades e cadeados entre outros.”

Apesar de serem criminosos, mas os detentos vivem em situação sub-humanas e precisam ter seus direito garantidos. A delegacia foi construída no fim dos anos 80 e seu estado de conservação esta crítico. Até mesmo para os servidores e policiais que trabalham lá sem a mínima estrutura para garante segurança e prestar um bom serviço à população.

O prédio está com sua estrutura toda comprometida, o sistema elétrico está critico, sem tubulação e com várias emendas de reparos de emergência, pisos quebrados e com infiltração com várias poças de água, vazamento das tubulações hidráulica comprometida totalmente, e várias infiltrações, telhas e grades quebradas, portas e portões enferrujado, fungos, umidade, mal cheiro.

Só no início deste ano já foram feitas várias revistas nas Celas. Todas as vezes são encontrados objetos nas celas a polícia já flagrou, algumas pessoas tentando passar objetos para os presos como drogas, serras e aparelhos celulares. As pessoas foram indicadas e estão respondendo na forma dá lei, mas isso é o mínimo dos problemas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp