05/11/2015 às 13h04min - Atualizada em 05/11/2015 às 13h04min

Navio carregado com milho encalha próximo a Óbidos

Embarcação está encalhada desde o dia 27 de outubro próximo a ilha do Patacho a duas horas de viagem da cidade obidense.

Da Redação
Navio Nilos saiu de Itacoatiara - AM (Foto: Capitania dos Portos de Santarém/ Divulgação)

ÓBIDOS – A Capitania Fluvial de Santarém confirmou nesta quinta-feira (5) que o navio mercante Nilos, de bandeira Malta, está encalhado no rio Amazonas próximo à localidade conhecida como ilha do Patacho, distante a duas horas de viagem da cidade de Óbidos.

Segundo a Capitania, o navio encalhou no último dia 27 de outubro, após adentrar no canal utilizado pelas grandes embarcações que navegam na região do Patacho, a suspeita é de que o nível baixo do Amazonas tenha ocasionado o encalhe. “O navio mercante que está carregado com milho, encalhou no canal devido a seca muito intensa. Nas últimas semanas houve uma redução bem abrupta do nível do rio, e ao entrar nesse canal o navio encalhou próximo a ilha do Patacho”, informou o Comandante da Capitania de Santarém, Robson Oberdan.

Não foi constatado nenhum tipo de dano ambiental ou na estrutura da embarcação. Uma empresa especializada já está no local para realizar os procedimentos de desencalhe do navio. O plano de operação já foi apresentado para a Capitania, mas não há previsão para a conclusão dos trabalhos. “Os rebocadores já iniciaram a operação para retirada do navio, mas não há previsão para essa operação encerrar. Como a correnteza é forte na área, não há como prever o término desse procedimento”, disse o Comandante Oberdan.

A Capitania foi informada sobre o incidente no mesmo dia, e deste então está repassando aviso aos navegantes, recomendando cautela na navegação quando passar pela área. A recomendação é de que navios e outras embarcações de grande porte utilizem o outro canal que existe ao sul da ilha do Patacho.

As causas do incidente serão investigadas através de um inquérito administrativo que será instaurado. A capitania deve concluir as investigações em 90 dias.

O navio Nilos saiu do porto de Itacoatiara no estado Amazonas e sairia da região pelo porto de Fazendinha no estado do Amapá, para exportar milho para fora do país.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp