07/04/2017 às 16h58min - Atualizada em 07/04/2017 às 16h58min

Aconteceu em Santarém (06) a missa do Santo Óleo 2017, celebrada pelo bispo dom Flávio Giovanele, na igreja de Santa Ana.

Por: Pe. Sidney Canto
Fotos: Aritana Aguiar.

SANATRÉM - Com a presença do Povo de Deus, unido aos pastores do rebanho de Cristo na Diocese de Santarém, realizou-se na Igreja de Santa Ana, a missa dos santos óleos.

O nosso bispo, dom Flavio Giovenale, destacou a importância de uma mudança que comece dentro de cada um de nós.

"Existe algo errado em um país onde mais de 2/3 dos jovens e adultos (114 milhões) gastam seu dinheiro para votar no Big Brother Brasil (BBB) em um único dia, doando cerca de 40 milhões de reais para a Rede Globo, e não se conseguem dois milhões de assinaturas, gratuitamente, sem nada pagar, em um abaixo assinado para impedir uma reforma da previdência imposta pelo governo aos mais pobres, durante um mês".

Dom Flavio ressaltou que todos nós fomos ungidos (crismados) pelo Senhor para lutarmos por uma vida digna. E que é dever de todo cristão lutar contra a corrupção e a injustiça.

Cerca de 70 padres e diáconos participaram da celebração, além de seminaristas, religiosos e diversas pessoas que vieram em caravanas de várias comunidades e paróquias, para participarem do evento.

A consagração e benção dos óleos, é feita pelo bispo durante a celebração; cada óleo tem a sua importância para os sacramentos da Igreja:

O Óleo para enfermos, é usado no sacramento ministrado aos doentes. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoas no enfrentamento da dor e, inclusive a morte, se for chegada a sua páscoa.

Óleo para catecúmenos, são os que se preparam para receber o Batismo. Este óleo, significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra em seus eleitos e eleitas, libertando-os e preparando-os para o novo nascimento pela água e pelo Espírito.

No Óleo para o Santo Crisma, o bispo faz a mistura de óleo com perfume, significa a plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão e a cristã devem irradiar o bom perfume de Cristo. Também faz o sopro lembrando o vento do Espírito Santo de Deus. Este óleo é administrado no sacramento da confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e na força do Espírito Santo para viver como adulto na fé. É administrado também no sacramento da Ordem, para ungir os eleitos que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus como presbíteros, conduzindo o povo e santificando-os no mistério dos sacramentos. E na dedicação dos altares, que indica o Cristo na Igreja como pedra angular.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp