02/04/2017 às 14h31min - Atualizada em 02/04/2017 às 14h31min

Três benefícios da caminhada para quem quer começar a correr.

Por: Walmir Ferreira
Foto: Portal Obidense

ÓBIDOS - Caminhar sobre uma esteira ajuda em vários sentidos. Pode também privar o praticante da caminhada de observar os ambientes, perfeitos para o cooper, como as praças públicas. O importante é que a caminhada oferece alguns benefícios, indispensáveis para quem quer começar a correr para manter a saúde.

Vamos listar três benefícios dos quais os praticantes irão adquirir com o simples fato de uma caminhada.

"Quando eu não fazia caminhadas estava acima do meu peso ideal, agora perdi mais gorduras e me sinto melhor, estou atingindo meu objetivo." Declara Claudiane Cardoso, Bailarina.

1. Preparo das articulações

Do mesmo jeito que você não deve fazer seu primeiro agachamento com uma barra nas costas, o treino de corrida também precisa ser mais leve no início. A caminhada funciona muito bem para quem está acima do peso ou tem alguma restrição, já que ela não sobrecarrega tanto as articulações. Aos poucos, você vai adicionando à planilha períodos de trote, por exemplo: 30 segundos de corrida + 1 minuto andando. Priorize o volume do exercício, e não a intensidade.

2. Menos peso

Sim, andar também emagrece! Para isso, você tem que caminhar pelo menos cinco vezes por semana em ritmo de moderado a forte. Dá para dividir as sessões ao longo do dia – o trajeto para o trabalho, uma volta na quadra na hora do almoço…, desde que a intensidade seja mantida (nada de conversar com a amiga como se estivesse passeando no shopping, hein?).

3. Corpo mais saudável

Diversos estudos já comprovaram que caminhar ajuda a controlar a hipertensão, favorece o bom humor, melhora a densidade dos ossos e fortalece o coração. Por aumentar a sensibilidade à insulina, esse tipo de exercício previne o desenvolvimento de diabetes do tipo 2 e até reduz a necessidade de medicamentos no caso de pacientes com a doença.

Então basta apenas dar uns passos numa esteira, dentro de uma academia, ou se preferir admirar as praças públicas para atualizar as conversas com os amigos pode fazer também, mas lembre-se, nada de caminhar como se estivesse num shopping, os passos devem ter um ritmo que a intensidade seja mantida.

Vamos começar hoje, um final de domingo favorável para dar os primeiros passos em busca de mais uma vitória na vida.


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