26/03/2017 às 14h32min - Atualizada em 26/03/2017 às 14h32min

Muitos não sabem, mas em Óbidos, a medição e controle da subida e descida da água é feito quase que diariamente.

Por: Rafaela Aquino
Foto: Portal Obidense

ÓBIDOS – Uma ação que parece não ter importância, mas que serve para tomada de decisão em relação a cheia e a seca da região no município de Óbidos. Uma responsabilidade passado de pai para filho de medir através de uma réguas o nível da água do Rio Amazonas na frente do munício de Óbidos.

Esta ação de monitoramento antes era feito pelo Senhor Emano Guimarães já falecido, que deixou a responsabilidade de continuar esse trabalho ao filho Sr. Éder Queirós, que nos dias de hoje é quem mede o nível da água pelas medidas da régua que fica no Cais do Porto de Óbidos. Ele faz esse trabalho desde o ano de 2005

Segundo o senhor Éder Queirós, baseado em suas anotações e experiências, o nível da água desse ano está 38 centímetro mais abaixo comparando pelos dias da maior enchente já registrada em Óbidos no ano de 2009, que chegou a 8 (oito) metros e 60 (sessenta) centímetros. As réguas estão marcando 7 (sete) metros o nível da Água.

O registro da maior enchente que Óbidos já teve no ano de 2009 que chegou a medida de 8m e 60cm. A segunda foi no ano de 2012 com o nível de 8m e 38cm a terceira em 2014 com o nível de 8m 40cm que foi maior que de 2012.

Seu Éder mede o nível da água e manda os valores por um aparelho que fica no Cais no da cidade para a CPRM e para ANA.

No dia 18 choveu muito na cidade, o rio encheu 6 centímetros em 12 horas mas depois desse dia o nível está estável.

“Pela a experiência desses anos de acompanhamento tudo indica que iremos chegar as nível de 7m e 90cm ou chegar a 8m no máximo”. Ressalto Éder Queirós.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp