02/11/2015 às 10h31min - Atualizada em 02/11/2015 às 10h31min

Portal Obidense em um fim de semana no Rio Negro, emoção, adrenalina e diversão.

No meio no Rio Negro e Amazonas o encontro com o Navio Comandante Paiva e Ferry Boat Obidense, com direito a um mergulho no encontro das águas, navios abandonados, vitórias regias e a Amazônia encantada.

Foto: Portal Obidense

MANAUS – Resolvemos dar uma volta no Rio Amazonas, em feriado na Capital Manauara, berço acolhedor de muitos conterrâneos formando uma nação paraense. Manaus cidade linda, bela, aconchegante de um povo educado, trabalhador e culturalmente rico.

Embarcamos na Lancha A Obidense, como condutor nosso irmão Obidense Lucio Carneiro como convidado o Amazonense Fabiano acompanhado de sua família. Nossa partida foi do lago do Puraquequara as 9:30h. Antes de ligar o motor da lancha o compromisso é com a nossa segurança, vestir os coletes, sob os olhares alfandegários dos homens do corpo de bombeiro fluvial e da fiscalização da Marinha do Brasil que não deixava nenhuma embarcação passar sem serem inspecionados. Não é para menos a Amazônia é cheia de mistério contos e lendas, porém já houveram grandes tragédias e não podemos arriscar a vida é linda e precisa ser bem vivida ainda mais com uma natureza linda e exuberante.

Nossa viagem paisagística com a lancha A Obidense foi visualizando as margens do Rio Negro, lindas casas e mansões, hangares de pequenos aviões, pequenos balneários com praias próprias para se tomar banho, quem gosta são as famílias e suas crianças. Pessoas de todas as idades se divertindo, pescando de linha, malhadeira, casas flutuantes, para quem viveu as margens de rios e lagos, volta ao passado com uma reflexão do convívio entre o homem e natureza.

Precisa ainda muita conscientização e o homem parece não aprender, que não sobreviveremos mudando o meio ambiente com degradação, velhas embarcações abandonadas as margens do rio.

Depois de muito vislumbrar a paisagem infinita do rio Negro, então partimos em direção a imensidão do Rio Amazonas não tem como parar de contemplar tanta beleza junta, barcos pesqueiros deslizando em direção a algum lugar totalmente carregado de peixe que sua proa (frente) parece desaparecer nas águas caudalosas do rio, dentro pescadores de peixes e de sonhos, lembranças de suas famílias que ficaram em terra firme na esperança da volta que pelo risco poderá não acontecer, sou filho de pescador e acompanhei minha mãe noites e noites esperando o retorno de meu pai, várias preces e pedidos a Deus para que nada de ruim acontecesse com seu marido (o chefe da família). Um dia em seu regresso a noticia triste de uma tempestade que afundou sua embarcação ele perderá tudo, canoa, arreios (tralhas e malhadeiras) seus pescados...

Um dos grandes momentos, um fenômeno da natureza, o encontro das Águas conhecido mundialmente, entre Rio Negro e Rio Amazonas as águas barrentas que muito já serviram de musica e poesia para poetas e escritores. Nesse momento um pouco de irresponsabilidade, acreditamos que valeu um mergulho como batizado no imenso rio Amazonas bem no meio do encontro das águas (eu não tive essa coragem), não mergulhei. Loucuras a parte outro grande momento foi o encontro com dois grandes navios, que transportam semanalmente centenas de obidenses com total segurança entre Óbidos e Manaus. Primeiro o Navio Comandante Paiva, que nos recebeu com sua conhecida sirene em pleno encontro das águas. Depois a fabulosa Ferry Boat Obidense, aquela imensa plataforma carregando cargas e passageiros deslizando monumentalmente nas águas do maior rio do mundo via-se a potencia das empresas de navegação de Óbidos, sua tripulação nos observou não entendo o que aqueles loucos do Portal Obidense estavam fazendo ali no meio do rio distante de Manaus a 40 minutos, diante de tanta grandeza parecemos um pingo dentro do rio. A lancha Obidense acompanhou a Ferry Boat Obidense como uma sardinha correndo de um tubarão em um oceano. Um sentimento, uma paixão por essa Amazônia que ficou gravada pelas mais de 500 fotos que disponibilizamos na integra para você em nosso álbum do Portal Obidense.

Curta acesse as fotos você verá por detalhes e imagens do que falamos e você pode fazer seu passeio e mandar para nós através do e-mail: redaçã[email protected] ou Whatzapp: (92) 99112-4378

Click aqui e veja as fotos: Este Rio é Minha Rua

https://plus.google.com/u/0/photos/102456264412049640958/albums/6143967420975287361


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp