27/02/2017 às 18h16min - Atualizada em 27/02/2017 às 18h16min

O Carnapauxis está completando 20 anos de sucesso, mas estamos usando esse sucesso ao nosso favor?

Ronaldo Brasilienses, expõem seu pensamento e ideia sobre nosso patrimônio cultural. São muitos os obidense, com dezenas de ideias, sempre é bom ouvir.

Por: Ronaldo Brasiliense
Foto: Portal Obidense

Sim, meus amigos, nós temos o privilégio de viver em Óbidos, no coração da Amazônia Brasileira, às margens do rio Amazonas, o maior do mundo em extensão e volume d`água, em sua parte mais estreita e profunda. Conhecido em todo o planeta.

É algo que tem que ser levado em conta até em nosso principal evento turístico – o carnaval. Então, por que não usar esta maravilha da natureza a nosso favor, como marketing na divulgação de nosso carnaval no Brasil e no exterior?

O Carnapauxis, em seu novo formato, com o desfile de blocos e concentração na Praça do Sesquicentenário, idealizado durante o governo de Zé Mario de Souza, quando Jorge Ary Ferreira comandava a Secretaria Municipal de Cultura, conquistou seu espaço entre os melhores carnavais da Amazônia, mas deveria aproveitar mais esta maravilha de cenário que é a nossa "garganta", a parte mais estreita e profunda deste colosso que é o Amazonas, Rio-Mar.

Para não me alongar, sugiro que o bloco Xupa Osso, que sai às ruas todo domingo gordo de carnaval, faça pequenas alterações em sua saída, tradicionalmente da Praça Barão do Rio Branco, a de Sant`Ana, para que parte da concentração do bloco fique na Praça José Veríssimo e adjacências, ali pelas cercanias do mercado municipal e até a peixaria do Dico Buião.

Com seus bonecos gigantes e algumas dezenas de brincantes como mascarados fobós e também com seu tradicional abadá, os brincantes do Xupa Osso posariam para nossos profissionais de imagens mostrando ao fundo o rio Amazonas – fotos com grande potencial para alcançar destaque na imprensa nacional.

Sei que alguns vão argumentar que subir a ladeira do mercado na saída do bloco é uma tarefa de Hércules, mas o sacrifício valeria a pena se pensarmos no retorno de publicidade que o Xupa Osso – e o carnaval de Óbidos – terá com a divulgação das imagens na imprensa.

O carnaval de Óbidos é, sem sombra de dúvida, o mais amimado de todo o oeste do Pará, mas ainda precisa ser aprimorado, ano a ano, quem sabe com a formação de um “Corredor Carnavalesco”, que seria pavimentado, ornamentado e iluminado pelo poder público, garantindo aos milhares de foliões espaços permanentes e todo o conforto necessário para se brincar atrás dos trios elétricos.

Ruas como a Deputado Raimundo Chaves, a conhecida Bacuri, e a Lauro Sodré, que é ampla e bem pavimentada, poderiam ser pensadas para integrar este corredor.

O resto é brincar com muita alegria e na santa paz, características marcantes do nosso Carnapauxis.

Ficam as sugestões, a bem do Carnaval do Mascarado Fobó.

 Por -  Ronaldo Brasiliense -Jornalista, colunista político do Jornal O Liberal, de Belém do Pará, presidente da Academia Artística e Literária de Óbidos (AALO)


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp