11/02/2017 às 14h53min - Atualizada em 11/02/2017 às 14h53min

Reunião entre Semed e diretores avalia processo de matriculas nas escolas do meio urbano

Mesmo com o encerramento do período de matrículas divulgado através das portarias de lotação, escolas ainda ofertam vagas em diversas áreas da educação.

Por: Érique Figueirêdo
Ascom/PMO

Fotos: Mauro Pantoja – Ascom/PMO

ÓBIDOS - Gestores de 15 escolas da rede municipal de ensino, localizadas na área urbana de Óbidos, oeste do Pará, reuniram na tarde de sexta-feira (10), com a secretária de educação, Ananilva Pereira; representantes da gestão administrativa e pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O encontro teve como pauta principal a avaliação do processo de lotação das escolas.

Nos últimos dez dias a Semed disponibilizou mais de 14 mil vagas somente nos educandários da cidade. O preenchimento da demanda ofertada foi dividido em dois períodos. O primeiro foi reservado ao processo de rematrícula, e o segundo para matriculas de alunos novos.

Mesmo com a aglomeração de pessoas em frente às escolas, ainda no final de semana antes do início das matriculas dos alunos novos, as

instituições garantiram vagas para os estudantes na maioria das séries. Segundo a coordenadora de gestão escolar do meio urbano. Adriana Silva, as filas formadas pelos pais, ocorreram devido a preferência para matricular os alunos nas turmas do turno matutino. “Essa situação já vem ocorrendo há alguns anos. Na maioria das nossas escolas, essa situação foi desnecessária, haja vista que os pais garantiram a vaga dos seus filhos tranquilamente”, disse Adriana.

No entanto, a Semed reconhece que os educandários dos bairros Perpétuo Socorro e São Francisco, não tem condições de atender o grande número de procura por vagas. Para contornar essa deficiência, escolas próximas a esses bairros, tiveram suas lotações definidas para atender essa demanda, o que permitiu que nenhum aluno ficasse fora da sala de aula.

Mesmo com o encerramento do período de matriculas estabelecido pela portaria da Secretaria de Educação, ainda há disponibilidade de vagas em alguns educandários, nas áreas de Educação Infantil; Educação de Jovens e Adultos (EJA); e no Ensino Fundamental anos iniciais e finais. “Nós pedimos que os pais que ainda não matricularam os seus filhos, que procurem nossas escolas para saber qual são as séries que ainda dispõem de matriculas abertas”, alertou a coordenadora pedagógica.

Planejamento

Visando o início do ano letivo, os coordenadores pedagógicos das escolas do meio urbano, participaram durante três dias, de um encontro realizado pela Secretaria de Educação, para mobilizar a criação dos projetos que deverão ser desenvolvidos nos educandários durante o ano de 2017. Na próxima semana, as unidades escolares iniciarão estudos entre os seus profissionais, com a orientação dos coordenadores pedagógicos, para fechar o planejamento escolar que será repassado a Semed.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp