19/06/2024 às 08h55min - Atualizada em 19/06/2024 às 08h55min

Real ultrapassa peso e vira moeda emergente mais desvalorizada

Moeda brasileira chegou a atingir queda de 10,54% ante o dólar na segunda-feira

Da Redação
Pleno News

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Real tem perdido valor em 2024 Foto: Marcos Santos/USP Imagens

BRASIL - Na segunda-feira (17), o real ultrapassou o peso argentino por volta das 16h e se tornou a pior moeda entre os países emergentes em 2024. O dólar, usado como parâmetro, acumulava uma valorização de 10,54% ante o real em 2024, enquanto a alta diante da moeda argentina no mesmo período foi de 10,48%

Mais para o fim do dia, a diferença para o peso argentino diminuiu e o real fechou praticamente empatado à moeda do país vizinho.

A lista dos cinco países emergentes com as moedas mais desvalorizadas ante o dólar até as 16h desta segunda foi fechada com a Turquia (10,12%), México (8,5%) e Tailândia (6,95%).

Segundo especialistas, a perspectiva de juros mais altos nos Estados Unidos é a principal causadora do enfraquecimento do real. Com a visão de que o Federal Reserve – o Banco Central americano – terá de manter os juros altos por mais tempo, os investidores estariam levando seus recursos para o país, derrubando assim o valor das moedas dos países emergentes.

– A política monetária dos EUA tem exercido papel significativo no câmbio. As taxas de juros altas por lá atraem recursos para o país, ajudando a valorizar o dólar. E os recursos saindo do Brasil para alocar em dólar nos EUA, fazem com que a nossa moeda desvalorize também – ressalta Felipe Pontes, diretor de gestão de patrimônio da Avantgarde Asset Management.

No entanto, a queda do real não se resume apenas à valorização do dólar. Os ruídos políticos em terras brasileiras e o temor sobre as contas públicas no país estariam afastando os investimentos estrangeiros. Fatores como a mudança na meta fiscal e falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também estariam causando impacto na queda de valor da moeda.

 

Portal Obidense  Publicidade 790x90


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp