11/06/2024 às 16h27min - Atualizada em 11/06/2024 às 16h27min

Programa Valorizando nossa história 7º episódio, História da Escola São José | Portal Obidense

Conheça nesse episódio, a história da centenária Escola que foi e ainda é orgulho do estudante obidense. Além das imagens, depoimentos de pessoas que estudaram no educandário

Por: Mauro Sena e Marcelo Luiz

Portal Obidense  Publicidade 790x90


ÓBIDOS – A valorização de um povo está basicamente definida pelas inúmeras pesquisas existentes decorrente da capacidade dos nossos pesquisadores incansáveis na busca do processo de identificação universal, isto não implica em dizer que outras interpretações possam ser possíveis, porém, há indícios teóricos que a afirmação está correta sendo por vezes alterada à inversão da ordem: religião, educação, cultura, história e memória.

Há outro fator fundamental que perpassa pelo viés da valorização, trata-se do patrimônio histórico e neste contexto estamos nos reportando ao prédio histórico do colégio paroquial São José, que fica localizado na Rua Deputado Raimundo chaves nº 304 centro da cidade de Óbidos Pará, o qual ocupa uma área de 4.508,5 mil metros quadrados e que foi fundado por Dom Amando Bahlmann, que era bispo da paróquia de Santarém pertencente a congregação franciscana no ano de 1911.

Clica no Play e assita o minidoc. 




Á época sua administração inicialmente ficara sob a responsabilidade das irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora no período de 1911 a 1921.

A partir de 1922 a 1970 assumiu a administração as Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mão de Deus (SMIC). nessa época a escola dedicou-se exclusivamente ao curso primário no regime de internato e externato somente para o sexo feminino.

Ainda em 1943 o curso primário foi equiparado ao ensino público estadual até 1949, já em 1950 pelo decreto 540 foi implantado o curso normal regional que formou a primeira turma em 1953 como regentes professoras normalistas que atuavam no ensino primário, surgindo outras turmas em 1965.
 
Em 1961 já havia uma solicitação para verificar as instalações do prédio para o funcionamento do curso ginasial, que passou a funcionar no regime de internato e externato misto passando o ensino para a instrução secundária extinguindo-se gradualmente o curso normal regional.

No período de 1964 a 2000 inúmeras transformações ocorreram tanto na parte administrativa quanto nos cursos ofertados, foi nesse período que as irmãs da congregação passaram a administração para secretaria de estado e educação.

A partir do ano 2000 a escola passou a ofertar somente o ensino médio e o ensino normal, passando a se chamar Escola Estadual de Ensino Médio São José.

Ao longo dos anos, a escola se tornou referência em educação e em suas tradições, bem como os bailes de formatura que aconteciam na área coberta da referida instituição, e ainda senda a pioneira nos eventos cívicos com a banda marcial e que com o passar dos anos ficou conhecida como fanfarra terremoto, e que a mesma até os dias mais recentes possui 5 títulos em festivais das bandas e fanfarras realizado em Óbidos.

No ano de 2016 a escola precisou deixar definitivamente o prédio onde funcionou por 105 anos, e que a partir dessa data foi remanejada para seu prédio próprio localizada na Rua Artur Bernardes nº 550 bairro de Santa Terezinha atendendo um elevado número de alunos no ensino regular e integral médio, ainda mantendo sua identidade tradicional, porém em outro espaço.

Atualmente o educandário está sob a gestão do diretor José Barbosa, que ao longo de sua vida também foi aluno da referida escola, professor e neste ano de 2024 sendo nomeado diretor da Escolas Estadual de Ensino Médio São José.


 

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp