31/05/2024 às 19h00min - Atualizada em 31/05/2024 às 19h00min

Imagem peregrina de Sant´Ana chega em Manaus neste domingo (02) no aeroporto Internacional Eduardo Gomes | Portal Obidense

A equipe de coordenação convida a comunidade obidense, para recepcionar a santa e sair em carreata pelas ruas de Manaus até a comunidade Maria Auxiliadora no bairro do São José

Por: Walmir Ferreira

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Sant´Ana em Manaus

MANAUS – Momento muito esperado pelos devotos e católico pertencentes a comunidade obidense que residem em Manaus no estado do Amazonas, é a chegada de sua padroeira Senhora Sant´Ana, que antes da festa que acontece no mês de julho na cidade obidense no estado do Pará sai em peregrinação por algumas cidades. A Santa já passou por Santarém, Macapá, Belém chegando neste domingo (02/06) em Manaus, a santa está sendo acompanhada pelo Pe. Adalberto, pároco da Paróquia da matriz de Sant´Ana em Óbidos.



Quero fazer parte

Esse é um momento especial e de muita tradição para os obidenses de Manaus, onde podem inclusive participar ou fazer parte da coordenação em Manaus que hoje tem a frente a obidense Elizangela Trindade, que pode ser contactada pelo WhatzApp (92) 99449-5933.  

A peregrinação da imagem de Sant’Ana de Óbidos para Manaus é uma tradição religiosa que fortalece os laços culturais e espirituais entre as comunidades obidense e manauara. Sant’Ana é a padroeira da cidade de Óbidos, localizada no estado do Pará, e essa devoção se estende para a comunidade obidense que reside em Manaus, no estado do Amazonas.



Hora da chegada em Manaus

Para participar da carreata neste domingo (02) também pode entrar em contato com a Elizangela no telefone acima ou ir direto para o aeroporto de Manaus Eduardo Ribeiro.

A santa sairá de Belém – PA, onde encerrará sua peregrinação, chegando em Manaus as 08h30mn, saindo em carreta pelas ruas da cidade, em direção ao bairro do São José 3 rua Rio Dimiti, onde acontece uma missão em ação de graças as 10h da manhã.

A Santa permanecerá em Manaus durante 30 dias, onde visitará as residências das famílias obidense. Por isso é importante, para as famílias que queiram receber a santa, realizar o agendamento com Elizangela Trindade, pelo WhatzApp (92) 99449-5933. Lembramos que nos anos anteriores algumas pessoas não conseguiram fazer o agendamento, devido deixar para última hora.

Tema e Lema

Para o ano de 2024 o tema e lema escolhidos para dar um caminho oracional à festividade foram: “Mesmo na velhice darão frutos (Sl 92,15)” e o lema: “Tu me ensinaste, ó Deus, e até aqui eu anuncio tuas maravilhas. (cf. Sl 71,17)”. Com estas duas passagens percebem-se que as intenções e orações da Festa desse ano são voltadas para os irmãos idosos, irmãos esses que são o ponto de sabedoria e unidade familiar e que muitas vezes esquecemos e negligenciamos, nossos avós.



Iranduba

Este ano no primeiro domingo de peregrinação dia 09 de junho, já está reservado para as famílias que residem na cidade de Iranduba e comunidade do Lago do Limão e Janauari, portanto nesse dia não terá peregrinação em Manaus.

A coordenação em Manaus, estará trabalhando em dois turnos das 08 às 22h. Com programação para residências e comércios de obidenses. Existe espaço para todos, inclusive para quem quiser acompanhar a peregrinação ou fazer parte da coordenação.



Camisa

Como acontece todos os anos, para quem desejar ajudar a paróquia de Sant´Ana, além das doações de brindes, tem a camisa da festividade que já estão a venda em dois modelos e cores referente ao tema da festividade.  

Histórico da Peregrinação

A peregrinação anual da imagem de Sant’Ana começou como uma forma de manter viva a devoção e as tradições culturais dos obidenses que migraram para Manaus. Essa prática fortalece o sentimento de pertencimento e identidade cultural entre os devotos.



Significado e Impacto

A peregrinação da imagem de Sant’Ana representa não apenas um ato de fé, mas também a preservação da identidade cultural da comunidade obidense em Manaus. É um momento de encontro, celebração e renovação de laços afetivos e culturais. A festa fortalece a comunidade, unindo gerações em torno de uma tradição que transcende o tempo e o espaço, mantendo viva a devoção e a cultura dos obidenses na capital amazonense.




 

Portal Obidense  Publicidade 790x90


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp