29/01/2017 às 11h53min - Atualizada em 29/01/2017 às 11h53min

Com o nível do rio e lagos subindo começa a aparecer os primeiros jaraquis

Por: Eury Silva
Foto: Portal Obidense

ÓBIDOS – Um dos peixes símbolos do município de Óbidos, inclusive muito festejado com data exclusiva para ele que é o Festival do Jaraqui, começam a dar as caras. Com a chegada do inverno na região amazônica, o nível de volume de água do rio e lagos começam a subir, ele começam dar o ar de sua graça, começam a aparecer várias espécies de peixes que alimentação milhares de famílias obidenses, entre as espécie está, a mais desejada nos pratos durante a refeição o famoso Jaraqui.

Veja também Festival do Jaraqui em Óbidos

Os primeiros começaram aparecer desde o último domingo na região do Curuçambar e no lago do Mamauru, vários pescadores já estão se mobilizando para captura-los e abastecer as mesas dos obidenses.

“Aparição dos jaraquis nesta época se dá devido o nível do rio está enchendo, com a subida dos rios e lagos eles saem para se alimentarem e cruzarem, pois no período de seca eles ficam desovando.” Disse João Gomes, pescador a mais de vinte anos, segundo ainda o pescador este ano a piracema será bastante “fartar”. (abundante).

Mas o que algumas pessoas ainda não perceberam que a cada ano, a quantidade das espécie de peixes incluindo o jaraqui, está diminuindo, tanto em quantidade como em tamanho... é nosso meio ambiente e a falta de consciência e preservação das espécie, somos nós, o homem no topo da cadeia alimentar.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp