19/01/2017 às 15h53min - Atualizada em 19/01/2017 às 15h53min

Aos poucos os proprietários dos imóveis foram ocupando de um total de 50 casas somente 8 ainda estão vazias.

Por: Walmir Ferreira
Foto: Portal Obidense

ÓBIDOS - O ano de 2017 já está findando seu primeiro mês e como estão as famílias beneficiadas com as casas do Residencial Adonias Silva, localizado no bairro Bela Vista, área periférica da cidade de Óbidos, Oeste do Pará?

Nossa reportagem esteve ao final do ano de 2016 no local e muitas famílias ainda estavam por chegar. Algumas demandas como distribuição de água, pavimentação eram reais. E hoje, como estão as famílias, quase três meses após receberem as chaves?

“Hoje, graças a Deus podemos dizer que estamos em família. Muita gente dizia que ia ter insegurança pela distância, mas aqui se formou uma família. Uma grande família.” Diz Rosenildes Pimentel, moradora.

A sensação é esta. De tranqüilidade. Das 50 (cinqüenta) casas construídas apenas 08 (oito) estão vazias. Os

moradores fazem as mudanças aos poucos. Assim como muitos vão se mudando algumas carências aparecem como a melhoria dos trechos de acesso ao residencial. Água existe, mas os moradores tiveram que tirar do próprio bolso recurso para custear a tubulação que fornece água 24 (vinte quatro) horas às casas. Energia já foi distribuída às residências. Os moradores pagam talões, contribuem com a iluminação pública, mas ainda não gozam de lâmpadas nos postes.

“Nós solicitamos aos órgãos competentes que possam fazer a ligação de iluminação pública no nosso residencial. Nós pagamos a energia e a contribuição de iluminação, mas não temos esse serviço.” Relata Washington Cavalcante, Presidente da Associação dos Moradores.

A vista da cidade que se tem do residencial é impagável. Aos fundos a serra da escama, ao lado os bairros Cidade Nova e a estrada que dá acesso ao Buiuçú e ao longe o Centro com suas torres. A cidade cresce e consigo as demandas. Os moradores já se sentem em casa, mas esperam que melhorias possam surgir e ainda falta muita coisa, como infraestrutura e saneamento básico, como o recolhimento do lixo que é despejado no terreno ao lado ao residencial. Um mau exemplo que eles tentam evitar para as futuras gerações.

“A gente pede para que as pessoas de outros lugares parem de jogar lixo aqui. Temos muitas crianças que brincam aqui e não queremos nossos filhos em contato com o lixo dos outros.”

O lixo despejado no local afeta as crianças, mas causa outro problema, o aparecimento de insetos, ratos, urubus e o mau-cheiro causado pelo despejo de lixo doméstico e animais mortos. Um contraste cruel com a bela vista que se tem da imponente e histórica cidade de Óbidos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp