22/12/2016 às 09h32min - Atualizada em 22/12/2016 às 09h32min

Clube de futebol Tarumã, fecha parceria com universidade do Amazonas

Esporte Clube Tarumã, fecha parceria com programa de Apoio ao Desenvolvimento do Futebol Amazonense da UFAM

Por: Willian D'Ângelo
Fotos: Willian D'Ângelo

MANAUS - De olho na próxima temporada do futebol amazonense, a diretoria do Esporte Clube Tarumã fechou parceria com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Futebol Amazonense da Universidade Federal do Estado do Amazonas (UFAM). Os trabalhos de avaliações do rendimento físico dos atletas serão realizados no campo da UFAM, assim como no Laboratório de Estudo do Desempenho Humano (LEDEHU / FEFF / UFAM).

Coordenador do projeto, João Cláudio Machado, disse que o trabalho visa apresentar resultados aos clubes através de avaliações e relatórios, identificando o processo de formação dos atletas. "O projeto realizado dentro da Universidade federal do Amazonas visa avaliações de pré-temporada nos clubes, realizando trabalhos de rendimento físico, desempenho tático, velocidade e musculatura. Também realizamos um questionário com o histórico do atleta, termografia e testes de conhecimentos táticos", disse Machado. 

No plano de trabalho que será desenvolvido com os atletas do Lobo do Norte, também haverá avaliação do tipo de comportamento dos atletas após a Série B do campeonato amazonense de 2017. O trabalho já foi realizado em outras equipes do futebol baré, como Nacional, Fast e Rio Negro.

Segundo Aldemir Maquiné, diretor do clube rubro-negro, a ideia é continuar essa parceria por toda temporada. "Já iniciamos os trabalhos no Centro de Capacitação dos Atletas do Tarumã e uma parceria como essa será bem-vinda para o restante da próxima temporada. Iniciamos essa parceria com a UFAM para a Série B e já sonhamos com um projeto de extensão, alcançando todas nossas categorias de base", disse Maquiné.

Para o presidente do Tarumã, Antonio Policarpo Rios, os trabalhos desenvolvidos dentro do programa serão importantes no início da temporada. “As avaliações realizadas nos permitem um conhecimento prévio da condição física do atleta, bem como a elaboração de um treinamento adequado ao objetivo direto dos treinos, o que proporciona maior segurança na qualificação do treinamento", comentou Rios. As avaliações serão iniciadas no dia 2 de janeiro, com duração de três dias.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp