14/12/2016 às 10h30min - Atualizada em 14/12/2016 às 10h30min

As comissões do atual prefeito e prefeito eleito de Óbidos reúnem imprensa local para falar da transição do governo municipal.

Mário Henrique e Francisco Alfaia ficaram lado a lado e prometeram uma transição pacifica e transparente pensando no bem da população obidense que anseiam por dias melhores.

Por: Eury Silva

Foto: Eury Silva

ÓBIDOS - Na manhã da terça feira (13) a comissão de transição do prefeito atual e eleito concederam coletiva a imprensa para informar as ações que estão sendo realizadas pelas comissões. Lado a lado o prefeito atual Mário Henrique, prefeito Eleito Chico Alfaia, secretario João Neto coordenador da comissão do atual prefeito e Jacira Frota coordenadora da comissão do prefeito eleito, em seus discursos falaram como estão ocorrendo o processo de transição.

- O momento foi de uma previa do processo de transição que está ocorrendo, quando o governo atual assumiu em 2013, não tivemos esse momento de transição, ouve um decreto de transição e que esse decreto ficou apenas no papel, na pratica não tivemos nem uma informação por parte do governo que estava saindo naquele momento, tivemos a tristeza de receber uma prefeitura com computadores se HDS e praticamente nada dentro.

No processo eleitoral deste ano, tão logo que saiu o resultado, o prefeito Mário Henrique, fez questão de ligar para o vice-prefeito e prefeito eleito, não somente para parabenizar e também sinalizar o momento que teríamos uma transição tranquila, uma transição transparente, em que não pudéssemos ficar dificultando em relação as documentações, bens, e toda situação que envolve hoje a municipalidade. A partir daquele momento foi sinalizada a primeira reunião, na sexta feira logo, após tivemos a reunião na prefeitura onde se fez presente: Advogada da prefeitura Antunes Miller, João Neto, Martha Costa, secretario de administração José Roberto e prefeito e vice eleito.

Naquele momento o prefeito eleito e vice, já sinalizaram como ia ser o tramite da transição com as comissões, e foi montado a comissão para aturarem no processo, pela parte do governo atual membros são:  João Neto coordenador, Antunes Miller assessor jurídico, José Roberto membro da comissão, pelo governo eleito, Jacira Frota coordenadora, advogados Claudio Galate,  Marjean Monte, jurídicos, contador Mauro, Antoniêta Barros  e Marcos Pintos membros.

A comissão é altamente burocrática com papel documentos e detalhes, foi feito várias solicitações por parte da equipe do governo eleito, já ouve resposta por parte de governo atual, sobre tudo, dos processos licitatórios que serie da prefeitura, já foram entregues um espelho com toda documentação e processo em andamento, finalizados e processos que ainda serão aditivados. Bem como um espelho de obras que existe no município que estão em faze de conclusão, concluídas e alguns resíduos a ser concluído, também deveremos está entregando toda documentação até o dia 20 para que possa ser feita a finalização deste processo.

A etapa de documentação continua acontecendo, e as visitas em locos da equipe com a presença do prefeito eleito estão sendo realizadas nas secretarias municipais, para que o momento seja para conversarem diretamente com o secretario das pastas, já foram feitas reuniões nas secretarias de educação, meio ambiente, infraestrutura, cultura, saúde, agricultura e setor de tributos.

Desse   forma estamos tendo uma transição tranquila, pôs ela é necessária para da o suporte para que o governo que vai assumir a partir do dia primeiro, assuma da forma, mas tranquila e com todos os desafios que são necessários, que infelizmente estão aí, mas que tenham clareza no que vão receber.  Informou coordenador da transição do governo atual João Neto.

Jacira Frota iniciou sua fala com agradecimentos a atenção e o respeito que venham recebendo da equipe de transição do atual prefeito, a das disponibilidades das pessoas nas secretarias onde a comissão já visitou para obterem as informações e compartilharem experiências que foram adquiridas nos quatro anos de atuação no governo atual, este processo está sendo tranquilo, estamos primando pelo dialogo

“Os trabalhos das equipes iniciaram no dia 18 de outubro, onde foi baixado o decreto e todo nosso trabalho está baseado no TCM, temos uma orientação legal para que esses processos ocorressem. Estamos muitos satisfeitos com os trabalhos que estão sendo executados, e se Deus quiser até o dia 20 iremos consegui fechar essa etapa de transição, e neste momento estamos aqui para levarmos toda as informações do que já foi feito a nossa população“.

Em seu discurso o prefeito eleito, Chico Alfaia, reforçou o discurso que já dito nesta coletiva. “É um sentimento de agradecimento por um momento impa e civilidade política em nosso município, tivemos a reunião logo após o processo eleitoral, neste momento ficou muito patenteado que teríamos uma transição tranquila e segura, que o município não sofresse soluções de continuidade, isso está acontecendo com os recebimentos de alguns documentos.

As visitas  estão sendo realizadas  nas secretarias e os secretários estão se colocando a nossa disposição, isso faz com que venha ao encontro daquilo que almejamos quanto futuros gestores desse município, para que a população possa receber um serviço de qualidade e transparência, prefeito Mário e secretario João  Neto,  só  temos que agradecer e esperamos que essa civilidade extrapole esse momento e aquilo que o governo atual precisarem futuramente da prefeitura estaremos da disposição, e se precisamos de orientação e  mais informação queremos contar com a vontade da equipe do governo atual” .

O prefeito atual iniciou seu discurso agradecendo a presença da imprensa, por estarem informando a população obidense por este momento importante da civilidade politica e pela continuidade da governabilidade que o prefeito Chico irá precisar nestes quatro anos que vem aí pela frente.

Desde o início temos procurado manter o nosso dever e a nossa obrigação, transição é uma ferramenta constitucional, infelizmente alguns não cumprem, e acabam gerando sérios problemas com o judiciário, muitos candidatos eleitos acabam entrando com mandato de segurança para ter determinada informa que é pública, que você de forma alguma não pode deixar de repasse para prefeito eleito e também para cidadão.

Estamos repassando todas as informações possíveis, seja ela boa ou não, os erros que ocorreu na minha gestão serão corrigidos, e aquilo de bom tenha sido que seja seguido, que é natural num processo de continuidade administrativa, pôs o município não pode parar de forma alguma. Estou   extremamente feliz e satisfeito com andamento da comissão. A partir do dia primeiro Chico, termina meu compromisso com a prefeitura, mas não com município  de Óbidos, com absoluta certeza que você pode contar  só não comigo, mas com toda nossa equipe ,quero dizer que todas as informações necessárias serão repassadas, para que possa começar com  espelho, se não o real mas próximo possível para você busque meios para  tomar sua medidas e decisões que não serão fáceis,  e se Deus quiser dia 30 iremos entregar a chave da prefeitura, para que dia primeiro você  Chico e sua equipe possam assumir .


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp