24/11/2016 às 16h19min - Atualizada em 24/11/2016 às 16h19min

Escola do bairro Bela Vista, faz homenagem ao seu patrono nesta sexta (25)

Por: Walmir Ferreira

Foto: Portal Obidense

ÓBIDOS - A Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Raimundo Cardoso, localizada no Bairro Bela Vista, município de Óbidos é recém construída. Com apenas três anos de aberta nunca foi inaugurada oficialmente e está em pleno funcionamento. No dia 25 de novembro a escola homenageia seu patrono, Rudimar Cardoso como era popularmente conhecido que faleceu no dia 26 de novembro de 2013 aos 63 anos de idade.

A Escola Raimundo Cardoso começou a funcionar com 96 alunos. Foi uma excelente opção para as crianças do Bairro recém formado. No ano seguinte os trabalhos cresceram assim como o número de estudantes que mais que dobrou passando para 201 alunos. Em 2016 a Escola viu o número de estudantes aumentar novamente subindo para 228 discentes.

A homenagem ao Patrono está incluída na Feira da Consciência Negra. Raimundo Cardoso de Araújo, o Rudimar Cardoso é filho da comunidade Mureruacá, região de várzea do Município de Óbidos. Aos 18 anos de idade mudou-se para a região da campina, terra firme do município por conta do avanço da enchente. No ano de 1971 Raimundo Cardoso conheceu a mulher que iria ser sua fiel companheira. Com Zélia Sousa de Araújo se casou em 12 de outubro de 1971 e começou uma luta em várias frentes.

Participou de cursos de bases nas comunidades. Cursou apenas o primário o que não o impediu de crescer na vida política. Foi convidado a lecionar, catequisar. Trabalhou como enfermeiro. Fez muitas ações de 1971 a 1977 na colônia Maranhense, região de terra firme distante aproximadamente 35 km de Óbidos. Foi secretário do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e no ano de 1979 se candidatou à deputado estadual e se tornou suplente. Participou da Fundação do Partido dos Trabalhadores no início da década de 80. Esteve no processo de fundação da Central Única dos Trabalhadores em 1983. De 2001 a 2004 atuou como vereador em Óbidos. E de 2005 a 2012 foi vice do candidato Jaime Silva à prefeitura de Óbidos.

Mas, a partir do ano de 2010 Rudimar Cardoso foi acometido por fortes dores nas costas. Fez exames e constatou problemas renais. A doença se agravou e tornou-se crônica. Em 2011 Raimundo Cardoso foi internado na capital do Estado, em Belém e só retornava a cidade de Óbidos para assinar alguns documentos e retornava para o hospital. Parecia prever a morte e ordenou que elaborassem sua história de vida. No dia 26 de novembro do ano de 2013 veio a falecer aos 65 anos.

Com sua esposa Zélia Sousa de Araújo teve seis filhos. Quatro homens e duas mulheres. Rudimar defendia a tese de que não podia construir e

morar numa casa confortável se seu semelhante não tinha onde morar. Sua esposa hoje finaliza aos poucos a residência que Raimundo Cardoso não chegou a construir.

“Ele sempre se preocupava com os outros. Lutava pelas causas dos outros. Eu sempre dizia para ele construir nossa casa, mas ele dizia que nós já tínhamos o suficiente. Em seu leito me pediu desculpas por não construir um teto melhor para sua família. Eu disse que estava tudo bem. A partir daquele momento eu ia fazer essa obra por ele.” Relatou emocionada Zélia Sousa de Araújo, viúva de Rudimar Cardoso.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp