09/11/2016 às 13h54min - Atualizada em 09/11/2016 às 13h54min

Direção da Santa Casa realizará evento para comemorar a conquista do hospital flutuante

A fraternidade franciscana construirá uma embarcação médica que atenderá 12 municípios da região oeste do Pará.

Da redação em Óbidos
Foto: Divulgação

ÓBIDOS - A Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, entidade que administra o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Óbidos, realizará na quinta-feira (10) uma cerimônia de ação de graças pelo início do projeto de construção do Barco Hospital. A embarcação deverá atender cerca de mil comunidades ribeirinhas do rio Amazonas, em 12 municípios da região oeste do Pará.

O evento é uma forma de agradecer a população obidense, que tem sido parceria dos projetos realizados em Óbidos, desde que a entidade passou a administrar a santa casa, em junho de 2014. “Nós queremos demonstrar esse gesto de agradecimento a população obidense, que sempre esteve ao nosso lado, nesse desafio que é administrar a santa casa em Óbidos. Por isso todos são convidados a participar desse momento conosco”. Disse Frei Joel Souza, diretor da Santa Casa.

O fundado da fraternidade, Frei Francisco estará presente no evento, oportunidade em que será apresentada a maquete oficial da embarcação. “Frei Francisco fez questão de participar desse momento. Vai apresentar a maquete da embarcação e também fazer o anúncio de algumas novidades que envolvem esse projeto”. Adiantou Frei Joel.

O evento será realizado na recepção do próprio hospital, com início previsto para às 19h00. Não haverá celebração. A coordenação optou por fazer algo mais simples, para compartilhar com os obidenses a conquista da embarcação médica, que atenderá cerca de 650 mil pessoas em toda a região.

Hospital flutuante

O Hospital Flutuante terá 48 metros de extensão, e vai comportar consultórios médicos, odontológicos, centro cirúrgico, sala oftalmológica completa, laboratório de análises, sala de medicação, sala de vacinação e leitos de enfermaria, além de equipamentos para exames, como raio-X, ultrassom, eco, mamógrafo, esteira ergométrica e eletro. Além da atenção básica de saúde à população, as equipes atuarão na prevenção e diagnóstico precoce do câncer, com a realização de exames e triagem.

Os atendimentos contarão com o apoio de universidades que enviarão equipes de médicos e residentes, para auxiliar nos prestação dos serviços.

Recursos

Os recursos para a construção do Barco são provenientes da indenização de dano moral coletivo firmado em 2013 pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT 15, Campinas), as empresas Raízen Combustíveis S/A (antiga Shell Química) e Basf S/A e o Ministério Público do Trabalho. O projeto está orçado em R$ 24,5 milhões.

A transferência simbólica de valores foi realizada no dia 27 de outubro, em cerimônia no TRT de Campinas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp