07/11/2016 às 13h16min - Atualizada em 07/11/2016 às 13h16min

A fauna e flora na comunidade do Mondongo, encanta e surpreende, na luta pela sobrevivência.

O Portal Obidense a 7 anos vem divulgando diariamente as paragens de nosso lugar e continua a luta pela preservação, tentando sensibilizar com imagens o que ainda nos resta.

Por: Walmir Ferreira
Foto: Portal Obidense

ÓBIDOS - No meio da mata é possível ainda encontrar vida silvestre preservada. Encontramos em nossa jornada, na comunidade Mondongo no Município de Óbidos, um lugar tomado por aves de várias espécies, utilizado para namoro e choca dos ovos.

Mondongo é uma comunidade de várzea rodeada de lagos e igarapés. Na cheia aproximadamente 80% do terreno fica submerso. Na estiagem são praticamente 70% da área na seca e isto é fundamental para a preservação da vida aquática da região. Isso porque muitos animais que vivem debaixo d’água podem morrer aos montes caso não haja água suficiente nos lagos e igarapés.

Saiba mais:

Click a seguir: Rally no Mondongo

Click a seguir: Artefato do Mondongo

As aves não sofrem tanto quanto os peixes e anfíbios. Elas podem voar longas distâncias atrás de alimento. Voar é um alivio quando a água se torna escassa. Mas, há um, porém. É neste período, na vazante, em que muitas aves buscam um lugar em comum, conhecido como “aningal das aves”, localizado no meio do lago do Sapo. Neste local, centenas ou milhares de aves botam seus ovos e promovem um verdadeiro super ninho coletivo.

São mais de 10(dez) espécies de aves que aproveitam o local, ladeado de água, para botar seus ovos e chocá-los. São Miuás, Garças, Marrecas, Mauaris, Cararás, Cametaús, Corocas entre outras.

O local, mesmo com difícil acesso é ameaçado pela captura predatória dos ovos. Sem fiscalização e por ser uma área imensa os invasores estão comprometendo a procriação das espécies. Os moradores já solicitaram a fiscalização pela secretaria municipal de meio ambiente que em 2013 mapeou a área e teve a incumbência de orientar moradores para a importância da preservação do aningal.

O espetáculo é mais bonito quando se aproximam dois períodos. Das cinco horas da manhã e das seis horas da tarde. Quando as aves saem para os voos matinais e quando retornam para o local que escolheram como ninho e abrigo. São centenas ou milhares de aves que num espetáculo voam pelo céu em busca de alimento e no retorno de sossego. Pena que nos últimos anos essa proteção natural não está impedindo mais a soberania da vida animal num lugar, que parece que foi criado, especificamente, para elas.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp