04/10/2016 às 14h34min - Atualizada em 04/10/2016 às 14h34min

Óbidos entra na campanha Outubro Rosa e já escolheu o tema “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?"

A campanha terá várias ações que tiveram início dia 03 de outubro e ria até o dia 30 do mesmo mês.

Por: Walmir Ferreira
Iandra Pinheiro (Foto: Portal Obidense)

ÓBIDOS - O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Depois do câncer de pele, responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Para estimular a detecção precoce da doença e conscientizar a população, começa, neste mês, a campanha Outubro Rosa. Neste ano, a ação terá como tema "Câncer de mama: vamos falar sobre isso?".

A mensagem reforça o debate para que a população participe ainda mais das atividades promovidas em todo o País. Além de enfatizar a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas. As ações de conscientização visam disseminar o maior volume possível de informações sobre acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade.

No município de Óbidos, Oeste do Pará o calendário com a programação já iniciou na última segunda-feira, 03 e vai até dia 30 de outubro.

No dia 03 a campanha iniciou com uma mobilização nos postos de saúde e palestras nas escolas com objetivo de alertar para a importância da campanha mensal.

De 04 – 30 de outubro os atendimentos prioritários serão voltados à mulher do campo. Como o acesso ao público feminino da zona rural do município é mais complexo a campanha será mais extensa a este público.

De 17 – 21 de outubro a campanha reforça a intensificação nos postos de saúde da zona urbana com palestras e ações voltadas ao tema e à prevenção.

Dia 19 de outubro a ação da secretaria de saúde será voltada à zona urbana de Óbidos.

Dia 21 terá uma carreata a partir das 18:30hs da praça da cultura com a presença de funcionários da saúde e público em geral com objetivo de mobilizar a sociedade para a importância da prevenção e o diagnóstico precoce.

“O câncer de mama atualmente é o câncer mais prevalente no país, portanto é importante que as mulheres se conscientizem da prevenção. Ir aos postos de saúde e procurar o diagnóstico precoce da doença.” Alerta Iandra Pinheiro, enfermeira.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama este ano no Brasil. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). Outros fatores que aumentam o risco da doença são fatores ambientais e comportamentais, Fatores da história reprodutiva e hormonal e Fatores genéticos e hereditários.

Em grande parte dos casos, o câncer de mama quando detectado em fases iniciais há mais chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Mamografia

Para mulheres entre 50 e 69 anos, a indicação do Ministério da Saúde é que a mamografia de rastreamento seja realizada a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

O Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias. A recomendação, por parte dos médicos, é que a avaliação seja feita antes dos 35 anos somente em casos específicos.

Sintomas

Durante o autoexame, é possível verificar se há indício de alguns dos sintomas, como presença de caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); e pequenos nódulos localizados embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp