18/09/2016 às 15h41min - Atualizada em 18/09/2016 às 15h41min

Com a aproximação do dia 02 de outubro os procedimentos e preparativos das urnas de votação já foram concluídos.

Por: Walmir Ferreira

Foto: Arte Portal

ÓBIDOS - O cartório eleitoral da comarca de Óbidos iniciou na quarta-feira (14) a geração das mídias que serão utilizadas pelas 191 urnas eletrônicas no município. 97 delas serão usadas na zona urbana e 52 na zona rural. Segundo o TRE, o período de realização da atividade de geração de mídias foi até sexta-feira (16), com acompanhamento dos trabalhos abertos a OAB, Ministério Público e partidos políticos.

Ainda segundo o TRE, a atividade consiste, basicamente, na cópia de dados dos candidatos, eleitores e demais tabelas, bem como dos programas para mídias que foram lacrados pelo TSE, para posteriormente serem carregados nas urnas eletrônicas.

Para a geração de mídias os cartões de memória de carga recebem os programas da urna e os dados de candidatos e eleitores de até 100 seções eleitorais de um determinado município, visando agilizar o processo de preparação das urnas. Já nos cartões de memória de votação, são gravadas as fotos dos candidatos que concorrem à eleição.

Antes da geração, o TRE realizou vários procedimentos preparatórios que incluem a consolidação das informações necessárias para a eleição, tais como seções, agregações e mesas receptoras de justificativas, a oficialização do sistema de preparação, o fechamento do CAND (Sistema de Registro de Candidaturas), que aconteceu na terça-feira (13/9) e a emissão de relatórios para conferência dos dados dos candidatos que constarão nas urnas eletrônicas. Só após esses passos, inicia-se a inserção dos dados nas mídias, que se estendeu até o dia 16 de setembro.

Depois da geração de mídias, começou a carga das urnas eletrônicas. O procedimento consiste na destinação de uma urna para cada uma das seções de votação. A partir dos cartões de memória de carga, são transferidos para as urnas eletrônicas os programas da urna, homologados pelo Tribunal Superior Eleitoral, e os dados de candidatos e eleitores (nome, número do título e informações biométricas, se existirem) da seção correspondente.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp