02/09/2016 às 15h55min - Atualizada em 02/09/2016 às 15h55min

Uma forma mais simples para o eleitor decidir em quem votar é conhecer o programa de governo de cada candidato.

O eleitor deverá levar em conta o programa cuja as ações deverão beneficiar a coletividade, serviço a cidadania, saúde, educação, segurança e economia do município.

Por: José Augusto Garcez
Foto: Arquivo do Portal

ÓBIDOS - Nosso corresponde em Óbidos Augusto Garcez relacionou em forma resumida os programas de todos os candidatos a prefeitura e faz uma pequena analise deixando ao eleitor a ação de procurar buscar as informações sobre cada programa e que se decida individualmente na opção de seu voto.

 Analisando os programas de governo apresentado pelos candidatos à prefeitura de Óbidos, destaco algumas ações que são de suma importância para o fortalecimento de nosso município, além do crescimento profissional dos servidores municipais, controle com gestão séria e transparência acima de tudo. Abaixo ações que me chamaram atenção e que deverão ser cobradas na próxima gestão, referentes às áreas Administrativa, Planejamento e Financeira.

As ações são um resumo dos planos de todos os candidatos.

  • Redução de Secretarias e escolha do secretário por critérios técnicos;
  • Disponibilizar setor responsável em receber demandas dos bairros e comunidades, que repassará para as secretarias correlatas, onde as medidas necessárias serão
    adotadas, sendo determinado um prazo para as respostas às demandas;
  • Qualificação dos Servidores: Disponibilizar aos servidores públicos do município, “treinamentos e cursos” internos e externos, que visem aperfeiçoá-los e atualizá-los para o exercício pleno de suas atividades, principalmente quanto a HUMANIZAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO dos servidores;
  • Metas / Avaliações: Cada secretaria terá meta a ser alcançada e seus titulares serão avaliados Semestralmente com base nas definições formais de atribuições e alcance de resultados;
  • Acompanhamento: Todas as secretarias deverão prestar contas de suas atividades, Mensalmente, através de Relatórios diretamente ao gestor, ou pessoal por ele indicada;
  • Humanização: Todos devem ser bem tratados, bem atendidos, demandas resolvidas e os serviços prestados devem primar pela excelência, serão utilizados todos os meios de gestão de pessoas e legais para que isso ocorra;
  • Buscar Parceria com órgãos, entidades, e iniciativa privada para qualificação e aprimoramento de funcionários da PMO. Aumentar a eficiência e eficácia dos mecanismos de gestão de governo para promoção da excelência na prestação de serviços públicos (Programa de Qualidade Total);
  •  Fortalecer a capacidade de articulação institucional nos diferentes níveis de governo, tendo em vista a racionalização dos recursos públicos, especialmente no sentido de promover a captação de recursos externos para viabilização de projetos de interesse do município;
  • Manter a sociedade informada para que participe e monitore as realizações das políticas públicas.

Análise das ações

Mesmo sendo leigo nos assuntos relacionados acima, vejo com bons olhos as ações mencionadas pelos candidatos à prefeitura de Óbidos, entre os destaques, vejo o seguinte:

- A redução no número das secretarias reduzirá bastante os gastos com mão de obra, com isso o investimento em áreas prioritárias (saúde) poderá ser feito com mais eficácia; A eficácia mede o grau de atingimento de resultados. Quanto mais eficaz for uma ação, melhores os resultados. A máxima eficácia é atingida com o alcance total dos objetivos.

- A qualificação dos servidores municipais dará uma qualidade melhor no atendimento e malhoria substancial nos resultados obtidos em cada atividade desempenhada;

- Metas / Avaliações / Acompanhamento - A eficiência melhora-se otimizando continuamente as operações. Através da padronização e especialização, as empresas procuram obter o máximo rendimento com o mínimo de recursos (humanos, financeiros, materiais, tempo). Para aumentarem a eficiência, as empresas analisam

detalhadamente os processos medindo recursos e resultados procurando obter ganhos incrementais. Aplicando planilhas de controles, obten-se melhoria na gestão, o resultado disso é menor custo com combustível, controlando a frota e distribuição diversas; contrala-se a distribuição de merendas, evitando o desperdício, pois com o controle, o conhecimento de estoque e validade dos produtos fica a mostra; o mesmo controle pode ser aplicado em medicações (saúde), evitando o grande desperdício de remédios vencidos, conhecido do povo obidense; Apresentação de relatórios mensais com gráficos demonstrando a evolução dos custos de cada secretaria, ou seja, pode se estabelecer critérios de apresentação, ou no âmbito geral, ou simplificado;

- As parcerias poderão capacitar os servidores municipais. A gestão não pode perder de vista o atingimento de seus objetivos (a eficácia). De nada serve ser eficiente se não é eficaz. Um exemplo, cada secretário cobraria metas e evidências das mesmas atraves de gráficos apresentados ao gestor da pasta. Para a gestão, é muito importante ser competitivo em termos de eficiência. Se uma empresa é mais eficiente do que os seus concorrentes, ela consegue normalmente produzir a custos inferiores. Trazendo para nosso caso, um servidor treinado produzirá mais com menos custo.

- Finalizando, a Transparência, assunto tão abordado ultimamente neste pais, mais tão loge de nossa realidade. Com transparencia uma gestão tem credibilidade e não

tem a obrigação de a todo o momento se defender de acusações, pois cada ação tomada na administração será levada ao conhecimento da sociedade.

Os programas de governo estão ai para conhecimento de todos, seria importante que todos os obidenses tomassem conhecimento para cobrar ações implantadas nos planos da gestão que virá. São muito importantes, mais importante ainda, será a efetivação delas pela próxima gestão. Uma gestão que se preocupa e valoriza sua mão de obra, tem colaboradores capazes de ajudar no fortalecimento dela. O município e seu povo ganhariam muito se estas ações fossem implementadas pela próxima gestão.

Num processo de gestão, as atividades desenvolvidas dentro de uma empresa visam atingir objetivos e alcançar os resultados desejados. Para que essas ações obtenham sucesso, é necessário que sejam planejadas e controladas. O processo de gestão serve de base para que as decisões de uma empresa sejam tomadas corretamente, realizando-se por meio dos seguintes passos: planejamento estratégico, planejamento operacional, execução e controle.

 


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