28/05/2018 às 09h13min - Atualizada em 28/05/2018 às 09h13min

Dicas de como se proteger de contagio de vírus e doenças infecciosas

As publicações dicas de saúde estão na seção colunista do Portal Obidense

Por: Sara Evellen

Foto: Sara Evellen
ÓBIDOS - Imunidade é a resistência ou proteção contra algo, geralmente relacionada com doenças e infecções que podem atacar o organismo. Assim, a imunidade consiste num conjunto de mecanismos que defendem o corpo de agentes infecciosos invasores. A imunidade humana pode ser inata, ou seja, aquela resistência que é natural do indivíduo (nasce com ele), ou adquirida, normalmente através de vacinas, e por meio do contato com os próprios agentes infecciosos.

Vacinas
As vacinas são um tipo de substância (vírus ou bactéria inativa) que é introduzida no corpo de uma pessoa ou de um animal para criar imunidade a uma determinada doença ou para curar uma infecção já instalada. Essa imunidade adquirida baseia-se na capacidade de reação do organismo aos agentes infecciosos ao produzir anticorpos que combatam esses agentes. Por isso, quando uma pessoa ou animal são vacinados contra uma determinada doença, passam a ter imunidade em relação a essa doença, porquê o corpo armazena a memória daquele agente infeccioso, e assim que identificado novamente liberam anticorpos específicos.

A vacinação é o modo mais eficaz de evitar diversas doenças imunopreveníveis. As campanhas de vacinação promovidas Ministério da Saúde têm o objetivo de controlar (ou mesmo erradicar) doenças no território brasileiro, por isso, é de suma importância manter a carteira de vacinação em dia, tanto para a sua saúde, quanto a do próximo.

Para ler mais artigos de Sara Evellin CLICK AQUI
Quer compartilhar seu conhecimento e ter uma coluno no Portal? Entre em contato com agente (92)99112-4378 ou E-mail: portalobidense@gmail.com

Link
Relacionadas »
Comentários »

Findando o período letivo qual a matéria mais difícil de passar?

7.2%
12.0%
39.8%
10.8%
15.7%
4.8%
9.6%
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...