20/02/2018 às 21h09min - Atualizada em 20/02/2018 às 21h09min

A saúde é algo que mais se cobiça, dessa forma neste pequeno artigo a autora fala do cérebro e o Arco reflexo.

Por: Sara Evellen

ÓBIDOS - O nosso corpo é perfeito, nossa respiração é “automática”, nosso coração bate “sozinho”, quando tem algo de errado no nosso corpo ele nos envia uma mensagem podendo ser a febre, a dor. Mas isso graças a quem? Ao nosso cérebro, ao nosso sistema nervoso.

O sistema nervoso transmite sinais entre as diferentes partes do organismo e coordena suas ações voluntárias e involuntárias. É interessante falar das nossas ações involuntárias justamente pelo fato de não a controlarmos, como por exemplo, o arco reflexo.

O que é o arco reflexo?

É uma resposta involuntária rápida, consciente ou não, que visa uma proteção ou adaptação do organismo sendo originado de outro estimulo externo, realizado mesmo antes do cérebro tomar conhecimento do estimulo periférico, efetuada então, a partir de uma decisão tomada na substância cinzenta da medula espinhal e/ou bulbo.

Um arco reflexo é constituído de:

Receptor: reage ao estimulo.

Condutor aferente ou sensitivo: transmite os impulsos para um centro reflexo. É o que nos proporcionar sentir, o calor, frio, texturas e etc.

Centro reflexo: local onde os estímulos recebidos dos receptores ou de outros centros podem modificar o efeito do estimulo recebido.

Condutor eferente ou motor: conduz a resposta para o órgão efetor.

Os arcos reflexos podem ser simples ou complexos/ compostos. Os simples, os componentes são menores e geralmente a respostas é obtida em um único órgão efetor, como por exemplo, no reflexo de estiramento (patelar), onde um único musculo é recrutado.

Nos arcos reflexos complexos ou compostos temos diversos músculos respondendo a um estimulo, tal como exemplo, a deglutição e o ato de coçar.

Podemos ver como o arco reflexo é importante e está presente no nosso dia a dia, como ao tocar em uma panela quente e retirarmos a mão, ou ao piscar. Tudo isso são mecanismos de defesa do nosso corpo, maneiras de proteger o nosso corpo de possíveis lesões. A falta desse mecanismo pode ser o alerta à alguma patologia ou lesão medular.

Leia mais artigos de Sara Evellen - CLIOK AQUI

Quer compartilhar seu conhecimento e ter uma coluno no Portal? Entre em contato com agente (92)99112-4378 ou E-mail: portalobidense@gmail.com

 

Link
Tags »
Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.3%
22.5%
10.2%
1.8%
0%
0%
15.2%
1.8%
0.6%
33.3%
1.8%
3.8%
4.7%
2.0%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp