07/11/2017 às 18h56min - Atualizada em 07/11/2017 às 18h56min

Conheça um pouco sobre o câncer, a grande importância de saber como se prevenir é tão grande que foi dedicado um mês de ação e orientação.

Por: Sara Evellen
Figura Ilustrativa

ÓBIDOS - O mês de outubro é dedicado à prevenção do câncer de mama. Apesar de ser um assunto muita comentando, só em 2016 já foram 57.960 novos casos, entre eles homens e mulheres.

Porém o mês de outubro passou e nós, não podemos esperar outubro do próximo ano, devemos estar atento a todo momento e conhecer um pouco.

 O que é o câncer?

É uma doença em que as células do nosso corpo se tornam anormais e se dividem incontavelmente e destroem os tecido do corpo.

 O que é o câncer de mama?

Câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve nos seios, quando as células adquirem características anormais, podem causar uma ou mais mutações no matéria genético da célula.   Muitas pessoas pensam que o câncer de mama ocorre só em mulheres, porém, os homens também estão sujeitos a isso sim, afinal, eles também, possuem glândulas mamárias só que em uma quantidade muito menor que a das mulheres.

Sintomas

Bom inicialmente o câncer de mama é assintomático, já no nível mais avançado algumas alterações físicas na mama ocorrem, como:

  • Dor ou inversão nos mamilos.
  • Vermelhidão ou descamação do mamilo ou da pele do seio.
  • Aparecimento de nódulos caroço ﴿ nos seios ou axilas, podendo apresentar dor ou não, serem duros e irregulares ou macios e redondos.
  • Presença de secreção pelo mamilo, sanguinolenta ou não.
  • Inchaço irregular em parte da mama, que pode ficar quente e vermelha.
  • Irritação na pele ou aparecimento de rugosidade semelhante à casca de laranja.

 

As formas mais fáceis de descobrir logo no início são por exames como mamografia, ultrassom, ressonância magnética e exame de toque, por isso é importante sempre fazer os exames periodicamente.

Exames e diagnósticos

  O autoexame de mama é um procedimento que deve ser feito mensamente, entretanto anualmente é necessário a realização de um check-up com mastologista ou ginecologista, onde o médico poderá pedir uma mamografia 2D, mamografia 3D ou mesmo uma ressonância magnética.

 O diagnostico de câncer de mama somente pode ser estabelecido quando é feito uma biopsia na área suspeita por um patologista e assim sendo laudado com câncer ou não.

Tratamento

A dois tipos de tratamento para o câncer de mama, cirúrgico e o clinico que deve ser empregado logo após o tratamento cirúrgico. O tratamento cirúrgico envolvem a retirada da mama, a mastectómia, ou parte dela, já tratamento clínico envolvem vários tipos de medicamentos, como os quimioterápicos, os hormonais, e também a radioterapia.

A melhor forma de se prevenir contra o câncer é estar em dia com os exames.

 

A PREVENÇÃO PODE SALVAR VIDAS! SE TOQUE!

Leia mais artigos de Sara Evellen - CLICK AQUI

Link
Tags »
Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.3%
22.8%
10.1%
1.3%
0%
0%
15.3%
1.6%
0.7%
35.5%
1.3%
4.2%
3.6%
1.3%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp