06/10/2017 às 15h19min - Atualizada em 06/10/2017 às 15h19min

Você já deve ter ouvido falar em higiene física, bucal ou ambiental, mas e a higiene mental?

Por: Sara Evellen
Foto: Ilustração

ÓBIDOS - A higiene mental é a área que a medicina trata da defesa da saúde mental, essa área é responsável pelos cuidados para evitar doenças mentais, visando sempre o equilíbrio mental e psicológico para que possa haver uma boa convivência sociocultural. A mesma está em constante ligação com a religião, família, escola e trabalho, pois eles são os maiores influentes no comportamento de uma pessoa.

A saúde mental de uma pessoa está ligada à capacidade de gerir os seus receios e as suas angústias, controlar a ansiedade, enfrentar as dificuldades e aliviar as tensões. Todas as pessoas deveriam seguir com a sua rotina de forma independente, sem que as suas relações interpessoais influenciassem. Ou seja, a higiene mental é substituir maus pensamentos por um mais feliz e agradável.

  • Como manter a higiene mental?

A mente pode ser cuidada por cada um de forma individual através da:

Autoestima- Uma dose de amor próprio é sempre bom. Não deixe influenciar-se pelos modelos sociais, valorizar as suas aptidões e capacidade é amar-se.

Pensamentos positivos- Não temos controle perante tais situações, porém, podemos mudar nossas atitudes em relação a elas. Ser otimista é muito importante, nos ajuda a lidar com o dia a dia sem desanimar, é importante refletir e pensar se tais situações merecem tanta energia, ou tanta preocupação, se a resposta ainda for sim, deve-se pensar com calma na solução. Evitar o estresse ou desespero trás paz à mente.

Enfrentar situações- Na maioria das vezes a resolução de um problema depende de nós, já outras, não. Então, tente se preocupar apenas com as questões que estão ao seu alcance.

Exercício físico- Se exercite. Ao praticar o exercício físico, o corpo libera a endorfina, mais conhecida como o hormônio da felicidade, então ao mesmo tempo em que cuidamos do corpo praticando exercícios, cuidamos da mente.

Lazer – É importante desfrutar dos pequenos prazeres, ler, caminhar, descansar, passear, ou simplesmente assistir um bom filme. Tudo aquilo que nos trás prazer, de alguma forma nos trás a paz, a mente fica mais relaxada e ajuda em todos os outros fatores mentais.

Visto que a higiene mental é essencial para que o ser humano esteja em equilíbrio e interaja de forma saudável com outras pessoas no seu meio envolvente, é importante cuidar da mente e manter seus pensamentos longe de aflições, preocupações e principalmente o estresse.

Leia mais artigos de Sara Evellen

Link
Tags »
Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.3%
22.3%
10.1%
1.7%
0%
0%
15.3%
1.7%
0.6%
33.8%
1.7%
3.8%
4.6%
2.0%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp