06/09/2017 às 18h34min - Atualizada em 06/09/2017 às 18h34min

Sobre a Aldeia dos Boraris – Hoje Alter do Chão

Por: Pe. Sidney Canto - Blog do Pe. Sidney
Foto: Blog do Pé Sidney

Dias atrás participei de um caloroso debate sobre a existência ou não dos indígenas Boraris. Fiquei devendo a alguns amigos e amigas, uma informação histórica sobre a existência dos mesmos indígenas. Encontrei uma descrição do botânico João Barbosa Rodrigues que partilho agora no blog:

Em maio de 1872, chegando eu à cidade de Santarém, no rio Tapajós, e informando-me das diversas localidades do mesmo rio, desejei saber se conheciam a origem do nome Borary ou Puêrary, com que era conhecida a antiga missão, hoje vila do Alter do Chão.

Na aldeia de Santarém ainda existem descendentes dos índios missionados em Puêrary, que me afirmaram ter a extinta missão esse nome, devido às contas verdes ou amarelas, que então se encontravam no Lago Verde e nas margens de um ribeirão que, por essa circunstâncias, tomou esse nome, que pela língua tupy significa rio das contas ou água das contas. A tradição é que essas contas eram para ali levadas pelos Tapayunas, que as iam buscar no rio Jamundá, entre os Uaboys e Cunurys, que as recolhiam de outros índios ou das Amazonas.

NOTA: Trecho da obra “O Muirakitan ou Aliby”, do citado autor.

Crônica retirada do Blog do Pe. Sidney

Leias mais publicação do Blog do Autor

Link
Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.3%
22.3%
10.1%
1.7%
0%
0%
15.3%
1.7%
0.6%
33.8%
1.7%
3.8%
4.6%
2.0%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp