25/03/2022 às 09h07min - Atualizada em 25/03/2022 às 09h07min

Um pouco de nossa história, 25 de março de 1758 | Portal Obidense

De aldeia para vila, pelo Capitão General Francisco Xavier de Mendonça Furtado

Por: Carlos A, S. Vieira
Óbidos de Aldeia á Vila

ÓBIDOS – Neste dia 25 de março faz 264 anos que o Governador da Província do Grão-Pará, Capitão General Francisco Xavier de Mendonça Furtado, elevou a Aldeia dos Pauxis a categoria de Vila com o nome, Óbidos.

Ao deixar Belém no dia 16 de janeiro de 1758, no dia 22 de março, Mendonça Furtado chegou no aldeamento dos índios Pauxis, rumo a Capitania de São José do Rio Negro onde ia dar posse ao Coronel Joaquim de Melo e Póvoas, no cargo de Presidente da Província.

Por onde passou, elevou aldeias as condições de Vilas ou povoados. Era um sábado, período da Semana Santa. Reuniu a população de três Aldeias (Pauxis, próximo a fortaleza; a dos Conduzires na entrada do lago Arapucu e a dos Barés, hoje Curuá) , mandou abrir uma clareira na mata em frente a capela construída pelos Padres Capuxinhos, e ali implantou um pelourinho (símbolo da soberania portuguesa).

Em um cerimonial, elevou a aldeia a categoria de Vila com o nome de Óbidos, em homenagem a vila portuguesa de Óbidos. Nesse mesmo dia, nomeou o Diretor da Vila; os membros da primeira Câmara (05 edis); deu liberdade aos indígenas, e os declarou cidadãos portugueses.

Ganhamos nesse dia, nossa autonomia política. Nesse mesmo ano, foi criada a Paróquia de Óbidos. Por essa razão, acho essa data até mais importante do que o dia 02 de outubro de 1854, quando a vila recebeu o status de cidade.



 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp