27/07/2016 às 13h00min - Atualizada em 27/07/2016 às 13h00min

Obidenses celebram Sant’Ana e participam da programação de encerramento da festividade

A programação do último dia de festividade iniciou com missa solene pela manhã e só encerrou com a queima de fogos a meia noite

Da redação do Portal Obidense

ÓBIDOS – A programação do último dia da Festividade de Sant’Ana iniciou com a missa solene rezada na Catedral da Diocese de Óbidos, na manhã de terça-feira (26), a tradicional celebração reuniu vários padres e centenas de fiéis, que participaram de um  dos momentos de maior simbolismo da igreja católica obidense.

No início da tarde, o tradicional leilão de vales foi realizado no Cliper de Sant’Ana. Vários animais, doados por criadores de Óbidos e região, foram vendidos no evento que levou um excelente público para as dependências do Cliper. Segundo a coordenação da festividade mais de 137 mil reais foram arrecadados com as vendas dos bovinos.

Nas primeiras horas da noite de terça-feira, foi dado início a procissão da festa de Sant’Ana, que marca o encerramento das peregrinações pelas ruas de Óbidos. A romaria que tem um trajeto mais curto do que as demais procissões, percorreu algumas ruas do centro da cidade, encerrando na Praça de Sant’Ana, onde Dom Bernardo presidiu a missa da festa, que foi acompanhada por milhares de fiéis.

Após a missa, a atração cultural da última noite foi o renomado cantor regional David Assayag, que apresentou um repertório diferenciado com músicas de MPB e as tradicionais toadas de boi, que lhe renderam fama. O espaço onde foi montado o palco de apresentações da festividade, ficou lotado, para acompanhar a apresentação de David, que agradeceu o carinho do povo obidense.

Pontualmente a meia noite, iniciou a queima de fogos, que durou cerca de 15 minutos, marcando assim o encerramento da Festividade de Sant’Ana 2016, após 17 dias de uma intensa programação religiosa e cultural, que atraiu visitantes de todos os cantos do país para a cidade presépio.

O momento também foi de celebração entre as famílias que foram para a praça acompanhar a queima de fogos. A festividade é uma das raras oportunidades que traz para Óbidos, filhos da terra que residem em outras localidades, o que torna o evento religioso um dos acontecimentos mais importantes da cidade presépio.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp